Muito se fala em pele seca e pele oleosa, mas existem outros tipos de pele que não se enquadram nessas duas denominações. Se a sua pele é mais seca em algumas regiões e oleosa em outras, pode ser que ela seja mista.

A pele mista é bastante desafiadora para a indústria cosmética, já que ela exige fórmulas para dar conta do excesso de oleosidade e também do ressecamento. Saber cuidar da pele mista é o segredo para ter uma cútis bonita e saudável. Então vem aprender os passos do skincare para esse tipo de pele!

Características da pele mista

As características da pele mista podem confundir algumas pessoas, já que ela apresenta particularidades tanto da pele oleosa como da pele seca. Mas é possível identificá-la, sabia? Vem ver!

- Excesso de brilho na zona T: assim como a pele oleosa, a pele mista também apresenta mais oleosidade na zona T - que compreende a testa, o nariz e o queixo. É nessa região que se encontram a maioria das glândulas sebáceas.

- Acne na zona T: por conta de toda essa oleosidade na região, a acne é frequente na pele mista. É comum observar cravos e espinhas na zona T e também poros mais dilatados.

- Descamação no restante do rosto: as bochechas e maçãs do rosto tendem a ser mais secas e podem até mesmo descamar se o skincare não estiver em dia.

- Textura irregular: como a zona T e o restante da face não se comportam da mesma forma, a textura da pele mista tende a ser irregular e menos uniforme que as peles oleosas ou secas. Isso pode ser observado pelo toque.

Pele mista não é pele normal

A pele normal tem textura aveludada e uniforme, não é nem seca e nem oleosa - é a famosa pele de bebê ou pele de pêssego. Já a pele mista apresenta pontos de oleosidade irregular, por isso ela não é considerada uma pele “normal”.

Na verdade, todas as peles são normais, mas acaba sendo mais fácil nomeá-la dessa forma no cotidiano do que usar o termo científico, que é “pele eudérmica”.

Voltando a falar da pele mista, vamos aprender quais são os cuidados diários que você precisa ter?

Rotina diurna

Preste atenção no passo a passo do skincare para a pele mista. Você pode printar a tela e salvar para consultar sempre que precisar.

1. Limpar: a higiene da pele mista é importantíssima para ajudar no equilíbrio. Por conta das características desse tipo de pele, invista em um sabonete que hidrata e controla a oleosidade ao mesmo tempo - o ideal é que ele seja líquido ou em gel.

2. Equilibrar o pH: por ser mista, a pele pode apresentar diferentes pHs em cada região, então é preciso equilibrá-lo com um tônico ou um adstringente. Esses produtos preparam a pele para a hidratação e removem as impurezas mais profundas. Você pode dar mais atenção à zona T nesse passo, já que os tônicos ajudam a controlar a oleosidade.

3. Hidratar: pesquise hidratantes específicos para pele mista, porque eles precisam ter uma fórmula que não resseca as bochechas e maçãs do rosto ao mesmo tempo que não estimula a oleosidade da zona T. De qualquer forma, optar por composições sem óleo e não comedogênicas já é um ótimo começo.

4. Tratar: nesse passo, você pode aplicar produtos específicos de tratamento, mas isso vai depender de cada caso. Investir em uma boa fórmula com vitamina C pode trazer benefícios à pele mista, já que esses cosméticos são antioxidantes e potencializam os efeitos do filtro solar.

5. Proteger: se a gente precisasse escolher somente um passo da rotina de skincare, seria o protetor solar. Ele é indispensável, mesmo que você não saia de casa. Assim como o hidratante, o filtro precisa ser oil-free, não-comedogênico e de textura leve, em loção ou sérum.

Depois de todos esses passos, fique livre para se maquiar ou sair de cara limpa mesmo.

Rotina noturna

A rotina noturna exige menos etapas, mas também é bem importante:

1. Limpar: use o demaquilante se você estava de maquiagem e, depois, lave o rosto com o mesmo sabonete que usou de manhã.

2. Tonificar: o passo da tonificação também é importante à noite. Use um tônico de fórmula leve que vai diminuir a oleosidade da zona T sem ressecar as bochechas e maçãs do rosto.

3. Hidratar bochechas e maçãs do rosto: como essa região costuma ser mais seca, é indicado hidratá-la à noite também.

4. Tratar: agora é a hora de usar fórmulas específicas para a noite, que não podem ser usadas de dia por conta da luz. Cremes para a área dos olhos também entram nessa etapa.

Sabemos que às vezes bate aquela preguiça de seguir todas as etapas, mas depois que você incorpora isso na sua rotina e começa a perceber os benefícios, esse momento passa a ser super prazeroso!

E nunca é demais lembrar: não hesite em procurar um(a) dermatologista de sua confiança sempre que tiver algum problema ou dúvida.