A rotina de skincare para pele seca tem um objetivo principal: equilibrar a hidratação. É a partir dessa missão que todos os passos e cuidados com esse tipo de pele se desdobram, dando conta de limpar, hidratar e proteger sem causar ressecamentos ou sensibilizações.

Para garantir que a sua rotina seja eficiente e descomplicada, trouxemos um passo a passo com todos os detalhes que você precisa saber e aplicar para ter a pele dos seus sonhos. Vamos lá?

Características da pele seca

Como o nome já entrega, uma pele seca é caracterizada pela falta de hidratação e isso pode se expressar de diversas formas:

  • Sensação de ressecamento: a pele seca possui uma produção insuficiente de sebo ou óleo natural, necessários para reter a hidratação, e é isso que gera a sensação de ressecamento tão característica deste tipo de pele;
  • Sensibilidade: a falta de oleosidade natural da pele torna a barreira cutânea de quem tem a pele seca mais frágil e sensível;
  • Falta de viço e luminosidade: por conta do ressecamento, peles secas costumam ser mais opacas e menos macias que peles normais, dependendo da hidratação para solucionar esse padrão;
  • Descamação: outra consequência ligada à textura deste tipo de pele é a descamação, que contribui para a sensibilidade e também para o aspecto opaco e seco característico desta pele.

Pele seca ou desidratada?

Será que a sua pele é seca mesmo ou está apenas desidratada? É possível, sim, que a sua pele não seja exatamente seca, mas esteja seca por falta de hidratação.

Apesar de existir essa diferença, é bem difícil identificar cada caso apenas pela aparência da pele, pois as duas condições se manifestam de formas muito parecidas.

O lado bom é que para descobrir e solucionar o problema, a medida é a mesma: hidratar! E isso significa investir numa hidratação por fora, com a ajuda de produtos e uma rotina de skincare, e por dentro, bebendo a quantidade diária de água indicada para você.

Se tomando esses cuidados, a sua pele ainda apresentar as características de uma pele seca, é provável então que esse seja mesmo o seu tipo de pele. Mas se sentir que a situação se normalizou e sua pele parece até outra, possivelmente o seu caso era apenas falta de hidratação.

Se você descobriu que a sua pele é seca e está se perguntando agora como montar uma rotina de skincare ideal para você, aqui está:

Rotina diurna

O passo a passo da rotina de cuidados com a pele seca não é nada complicado, aliás são quase os mesmos da rotina de skincare para pele oleosa: limpar, remover resíduos, hidratar e proteger. Mas o segredo está mesmo nos detalhes:

1. Limpar com delicadeza: quando estamos falando de uma pele seca, a limpeza precisa ser suave, tanto com relação ao produto utilizado quanto aos movimentos realizados. Escolha então um sabonete ou gel de limpeza levinho, hipoalergênico, sem sulfatos, parabenos ou álcool e preferencialmente com ativos hidratantes. Além disso, faça movimentos leves, sem apertar e/ou esfregar o rosto.

2. Remover resíduos sem agredir: neste passo, também é importante ter delicadeza na hora da aplicação e evitar produtos intensos e adstringentes. Para finalizar a limpeza e remover todos os resíduos, a indicação é usar uma solução micelar, que vai limpar enquanto hidrata e acalma a pele.

3. Hidratar sem medo de ser feliz: por ser o passo principal de cuidado com a pele seca, aqui você pode e deve caprichar! Escolha um hidratante mais pesadinho e potente, com textura cremosa e ingredientes poderosos, como a manteiga de karité, a glicerina e o pantenol.

4. Proteger com cuidado: o protetor solar também não pode faltar na rotina para o dia da pele seca. Pela característica sensível deste tipo de pele, vale investir em um fator de proteção mais alto, como 50, e a mesma dica de textura e intensidade dos hidratantes se aplica aqui: protetores cremosos e com ativos hidratantes são uma ótima escolha!

E prontinho! Você pode então aplicar maquiagem ou começar o seu dia de cara limpa e pele muito bem cuidada!

Rotina noturna

Depois de viver um dia inteiro, a sua pele precisa de mais alguns cuidados, mas não é nada difícil, olha só:

1. Limpar: de novo, a rotina começa com a higienização suave da pele. Remova a maquiagem com solução micelar, um demaquilante delicado e hipoalergênico ou um cleansing oil. Depois, lave o rosto como na rotina da manhã.

2. Hidratar: sem economizar na hidratação noturna também, combinado? Aplique um creme ou sérum hidratante potente, indicado para peles secas ou por sua/seu dermato.

Bônus: para potencializar os cuidados e, principalmente, a hidratação da sua pele, vale investir também em uma máscara facial entre os dois passos anteriores uma ou duas vezes por semana. Ela deve ter ação nutritiva, hidratante e/ou regeneradora.

Com essa rotina, você vai dizer adeus para o aspecto ressecado e olá para uma pele macia, hidratada e linda! Lembre sempre de cuidar da quantidade de água e da sua alimentação, assim o combo fica completo e qualquer dúvida ou problema, não deixe de procurar ajuda especializada de um(a) dermatologista, ok?