Vivemos em um país tropical, que apresenta um clima muito quente, então a pele brasileira costuma ser mais oleosa. Nesse cenário, o pó facial é um item super conhecido e aclamado por reduzir o excesso de brilho causado pela oleosidade.

Se você ainda não achou o pó facial perfeito para as suas necessidades, saiba que existem vários tipos e com certeza um deles vai dar match com a sua pele. Para te ajudar nessa missão, vamos explicar as características de cada um deles e como escolher a opção ideal para você.

Selecionamos também alguns vídeos com dicas super valiosas de como usar o seu pó a fim de garantir um resultado incrível. Quer ver tudo isso? É só continuar rolando a tela!

O que é

O pó facial faz parte da tríade principal de preparação da pele, juntamente com o corretivo e a base. Ele é um item multifuncional, que garante o controle da oleosidade e a uniformização da textura da pele.

Esse item tem micropartículas que finalizam a maquiagem, deixando a pele com um aspecto mais opaco e aveludado.

Para que serve

A principal função do pó facial é finalizar e selar a maquiagem, já que ele é um dos últimos passos da make. Ele é aplicado em cima de produtos líquidos e cremosos, então as partículas conseguem se assentar melhor.

O pó facial uniformiza a textura da pele e reduz a aparência de brilho excessivo - não o brilho de uma pele iluminada, o brilho da pele oleosa ou mista.

Tipos de pó facial

Existem alguns tipos diferentes de pó que agregam funções distintas. Mas com tantas opções no mercado, como saber as características de cada um deles? Calma, nós vamos explicar!

Pó compacto

É o tipo mais comum. O pó compacto, que alguns também chamam de pó matificante, é fácil de aplicar e dá um efeito opaco e aveludado. Redobre a atenção na hora de esfumar, já que ele é mais espesso e pode marcar nas linhas finas e de expressão.

Ele tem cor e geralmente é utilizado em cima da base e do corretivo, para uniformizar a textura da pele. É a opção ideal para levar na bolsa e aplicar durante o dia conforme a pele vai ficando mais brilhante.

Pó translúcido

O pó translúcido se dá bem nos mais variados tipos de pele porque não adiciona cor. Sua textura é super fininha, deixando a make natural e ajudando na fixação dos produtos que foram aplicados embaixo.

Como o pó translúcido é branco, mesmo sem adicionar cor, é preciso ter cuidado com o flash em fotos, por isso é importante esfumar bem!

Pó solto

O pó solto, ao contrário do compacto, é mais fino e leve. Ele pode ter cor, então se você gosta de um efeito mais natural, sem aquele aspecto super matte, o pó solto pode ser uma alternativa bem interessante.

Sabe o problema do pó compacto marcar linhas de expressão se não for bem esfumado? Então, esse não é um problema para quem opta pelo pó solto.

Pó banana

Algumas pessoas não se dão bem com o pó translúcido, principalmente quem tem pele negra. E é aí que entra o pó banana: ele leva esse nome por ser mais amarelado que o pó translúcido tradicional, o que o torna ideal para peles mais escuras. Mas, quem tem a pele clara também pode usar sem problemas!

As partículas do pó banana são ultrafinas e isso deixa a maquiagem mais iluminada e natural, sem deixar de controlar a oleosidade.

Pó mineral

Para quem tem pele sensível ou com tendência a alergias, o pó mineral é a opção ideal. Ele tem composição mais natural, livre de substâncias que podem irritar a pele.

Algumas opções de pó mineral tem ingredientes que tratam a pele, agindo nos poros abertos e controle da oleosidade.

Como escolher o pó facial ideal para você

Depois de analisar os tipos de pó, você precisa identificar as demandas da sua pele e suas preferências. Do que eu preciso? De qual efeito eu gosto?

Se você gosta de um acabamento matte e alta cobertura, o pó compacto é uma boa ideia. Na hora de escolher a cor, busque o tom mais próximo da sua base.

Agora, se você prefere um efeito naturalzinho, os outros tipos são mais indicados. O legal é testar algumas opções até achar o pó ideal para chamar de seu.

Como usar

No geral, não existem muitos segredos na hora de aplicar o pó. Para te ajudar com alguns truques, selecionamos tutoriais que vão te mostrar como aproveitar seu pó ao máximo! Vamos lá?

Principais segredos do pó translúcido

Como o pó translúcido é branquinho, algumas pessoas ficam confusas na hora de usá-lo. Nesse vídeo, a Lu explica como usar esse produto e dá dicas para garantir um efeito natural e menos marcado.

Contorno com pó

Para quem gosta de uma pele mais contornada, é super possível fazer isso só com alguns pós de cores diferentes. Um dos segredos é esfumar bem para criar uma transição mais bonita de uma cor para a outra. Dá o play no vídeo que a Andressa explica tudo direitinho!

Pó facial para iniciantes

Esse vídeo é para quem entrou no mundo da maquiagem agora e fica meio perdida na hora de aplicar o pó. A Alice mostra as principais ferramentas que garantem um resultado bonito e bem acabado. Vale a pena assistir!

Deu para perceber que o pó é um item chave para ter na necessaire, né? Principalmente por ele ter vários tipos que se adequam a diferentes casos.

O primer é outro item que garante uma make mais duradoura e com acabamento perfeito. Dá uma olhada no nosso guia completo sobre primer e veja o que ele pode fazer por você!