Já ouviu falar no processo de renovação celular? Em poucas palavras, são as etapas que as células da nossa pele passam até se tornarem células mortas. Elas são descartadas naturalmente, mas alguns procedimentos podem ajudar nisso, como é o caso da esfoliação.

Esfoliar a pele nada mais é do que remover essas células mortas para estimular a renovação celular e conseguir ter uma pele cada vez mais bonita e viçosa.

Mas você sabe como fazer isso de forma correta, sem machucar ou irritar sua cútis? A esfoliação pode deixar sua pele incrível, mas ela precisa ser feita da maneira certa. Então vem com a gente para entender tudo sobre o assunto!

Como esfoliar a pele do rosto

A pele do rosto costuma ser mais sensível que as outras partes do corpo, então ela demanda cuidados diferentes. Vamos ao passo a passo da esfoliação facial?

1. Faça a limpeza do rosto como de costume;

2. Aplique o esfoliante com a pele úmida ou seca, dependendo da indicação na embalagem do produto;

3. Faça movimentos circulares sem pressionar muito para não machucar a pele;

4. Enxágue e seque o rosto;

5. Tonifique e hidrate a pele para finalizar o processo.

Esse último passo é super importante porque o esfoliante pode desequilibrar o pH e remover excessivamente a oleosidade, então é preciso devolver o equilíbrio à sua cútis.

O esfoliante deve ser usado no máximo duas vezes por semana. Se a sua pele estiver mais ressecada, uma vez na semana já dá para ter bons resultados.

Como esfoliar a pele do corpo

A maior parte dos esfoliantes para o corpo funcionam com a pele úmida, então você pode tirar um tempinho na hora do banho para fazer a sua esfoliação seguindo essas etapas:

1. Prefira fazer a esfoliação no banho com água fria ou morna;

2. Comece aplicando o esfoliante nas regiões mais ásperas, como calcanhares, joelhos e cotovelos. Dê uma atenção especial a essas áreas e depois aplique em outras partes do corpo;

3. Faça movimentos circulares e leves, sem apertar a pele;

4. Enxágue até remover todos os resíduos do esfoliante;

5. Seque a pele com delicadeza;

6. E não se esqueça do hidratante!

Se você tiver algum problema de pele, a esfoliação não é indicada, já que ela pode deixar sua cútis irritada e exposta.

Não precisa esfoliar o corpo todos os dias, isso inclusive é perigoso. Uma vez por semana é suficiente.

Cuidados e dicas

O esfoliante, mesmo os de marcas confiáveis, podem agredir um pouco a pele se utilizados sem os devidos cuidados. Pensando no seu bem-estar e na saúde da sua pele, listamos os principais cuidados que precisam ser tomados na hora de esfoliar a pele. Dá uma olhada:

Abandone as receitinhas caseiras

Pode esquecer aquela receita milagrosa com café, açúcar, areia, farinha… Esses ingredientes têm grânulos irregulares, que podem ser até afiados, e isso vai machucar sua pele. A indústria cosmética tem várias opções de esfoliantes, dos mais baratinhos aos mais caros. Com certeza você vai encontrar um para chamar de seu!

Na dúvida, peça ajuda médica

Se a sua pele for propensa a irritações e alergias, é melhor pedir a opinião de um(a) dermatologista antes de se aventurar no mundo da esfoliação. Esse(a) profissional vai saber o que é melhor para a sua pele.

Hidratação SEMPRE!

A pele fica mais ressecada depois da esfoliação, o que é super normal, então você precisa hidratá-la para aumentar sua proteção e sedosidade - isso vale tanto para o rosto como para o corpo.

Nossa preocupação é, acima de tudo, com a sua saúde, então escolha bem os produtos que vai colocar na pele e pesquise antes de comprá-los. Para te ajudar, dá uma olhadinha no nosso post sobre esfoliante facial e entenda tudo sobre esse cosmético.