Nos últimos anos, as opções de lip balms e hidratantes labiais disponíveis no mercado aumentaram muito, o que é ótimo para quem não abre mão de ter lábios coradinhos e hidratados.

Mas você sabe exatamente como esse produto pode te ajudar? E em quais ocasiões ele tem melhor desempenho? Continue aqui com a gente que vamos responder todas essas dúvidas!

O que são e para que servem

O lip balm (que significa “bálsamo para os lábios'') e o hidratante labial são itens indispensáveis para manter a saúde e a beleza dos lábios. A pele da parte externa da boca é mais fina, sensível e também fica mais exposta ao vento, aos alimentos e às bebidas que consumimos.

Nas estações mais frias, é comum perceber os lábios mais ressecados, mas esse problema pode aparecer também no verão. Por isso é tão importante cuidar dessa região com produtos especialmente desenvolvidos para ela, que é o caso dos lip balms e hidratantes labiais.

Esses produtos promovem e mantêm a hidratação dos lábios, evitando aquele aspecto ressecado e com rachaduras. Eles também formam uma película protetora contra o vento e a nossa saliva, que tem um pH ácido e pode prejudicar a camada que protege naturalmente a boca.

Além de proteger, um bom lip balm deve restaurar os lábios ressecados. Afinal, ele também precisa atender quem já sofre com esse problema, não somente quem quer evitá-lo.

Tipos

Não existem muitos tipos diferentes de lip balm, já que eles precisam ser produtos práticos para o dia a dia. A maioria das opções vêm em bastões, como se fossem batons, ou então em um tubinho com uma pequena abertura para sair o produto quando você apertar.

Mas você pode encontrar também pastinhas e, em alguns casos, roll-ons (como se fossem desodorantes, sabe?)

Lip balm e hidratante labial são a mesma coisa?

Eles são usados como sinônimos, mas alguns lip balms podem ir além da hidratação. Dependendo da composição, o lip balm pode ser cicatrizante e até mesmo proteger contra os raios UV.

Mas não precisa se preocupar com essa diferenciação, os dois produtos são super eficazes para manter seus lábios hidratados e bonitos.

E a manteiga de cacau?

A manteiga de cacau é um produto já bastante antigo, mas precisamos te avisar que ela não tem os mesmos benefícios de um bom lip balm.

Ela é extraída da semente do cacau no processo de produção do chocolate e é somente uma gordura, sem outras propriedades. Então, ela funciona apenas como uma camada protetora e não tem nenhuma ação restaurativa.

Se a sua boca já é saudável e hidratada, pode usá-la sem problemas, mas se você sofre com rachaduras e ressecamento, a manteiga de cacau não vai ser muito útil.

Quando e com que frequência usar?

Você pode usar esses produtos sempre que sentir necessidade, não tem muito segredo, mas eles têm resultados melhores em situações específicas.

Antes de passar o batom, por exemplo, é indicado aplicar o lip balm para que o batom não craquele, principalmente se ele tiver efeito matte.

Depois de escovar os dentes, também é indicado reaplicar o lip balm, já que a água remove o produto e o creme dental pode ressecar seus lábios.

Antes de dormir é a hora de caprichar na hidratação dessa região. Existem, inclusive, produtos próprios para usar nessa hora. Geralmente eles são mais concentrados e vão deixar sua boca mais “melecada”, mas o resultado no dia seguinte é incrível.

Cuidados que devem ser tomados

A indústria cosmética trabalha noite e dia na criação de novos produtos e também no aperfeiçoamento dos que já existem, então não precisa se aventurar com receitas caseiras.

Como sempre alertamos por aqui, essas opções podem ser perigosas e existem grandes chances dos problemas se agravarem em vez de melhorarem.

Com os avanços da indústria cosmética e com a democratização dos produtos, é possível encontrar ótimas opções de lip balm a preços acessíveis.

Agora que você já sabe tudo sobre lip balms e hidratantes labiais, veja também como cuidar dos lábios no inverno para manter essa região saudável e bonita o ano todo!