Foto de capa por @annabellefleur

Que atire a primeira pedra quem nunca se estressou tentando fazer o delineado perfeito. Pois é, a gente sabe que essa não é uma tarefa fácil, mas ela pode ficar mais tranquila com algumas dicas e truques.

Preparamos um passo a passo completo de como fazer delineado de forma simples para você nunca mais errar. Selecionamos também alguns tutoriais que ensinam makes com delineado usando objetos que você tem em casa - tem até tutorial com colher, acredita? Então continue a leitura!

Como fazer delineado: passo a passo

Foto por @zendaya

1. Faça um rascunho

O delineador costuma ser mais pigmentado, então é legal fazer um rascunho com lápis de olho antes do desenho definitivo. Apoie os cotovelos em alguma superfície e dê uma leve puxadinha no canto externo do olho - cuidado para não puxar muito, isso pode deixar o traço meio esquisito. Essa dica vale tanto para o delineado gatinho quanto para outros formatos, como o gráfico ou aqueles mais retinhos.

2. Aplique o delineador

Vá aplicando o delineador aos poucos com muita paciência. Dica de ouro: comece com traços finos e engrosse conforme sentir necessidade. Pense que é mais fácil engrossar o traço fino do que afinar o traço grosso.

A dica de apoiar os cotovelos em uma superfície também é válida aqui nesse passo porque isso mantém sua mão mais firme.

3. Corrija as falhas

Mas antes de tentar fazer qualquer correção, espere o delineador secar, assim você consegue corrigir somente a parte desejada sem borrar o resto. Se você tiver um corretor de alta cobertura, dá para “esconder” as falhas com ele, é só esfumar bem para não ficar marcado.

O cotonete com um pouquinho de água micelar ou demaquilante também pode ajudar, mas faça isso com bastante atenção e precisão, para não estragar o resto da make.

3. Finalize a make

Agora é só seguir com os próximos passos da sua make. Finalizar os cílios, seja com máscara ou com cílios postiços, é importantíssimo. Os cílios escondem alguns defeitinhos do delineado, então nada de desesperar antes de concluir essa etapa. Você vai ver como algumas camadas de máscara ou um par de cílios postiços poderosos vão tirar o foco daquele borrão que está te incomodando… Pode confiar!

Outras formas de fazer delineado

Esse passo a passo pode ser usado para todos os tipos de delineado que têm asa, ou seja, aquela pontinha que puxamos. Mas existem outras formas super criativas e que podem ser ainda mais fáceis para você. A dica é tentar os tutoriais que mais te agradam e escolher qual é a fórmula certa para você. Vamos ver algumas opções?

Delineado com fita

O truque do delineado com fita tem pouquíssima margem para erros, então vale super a pena tentar. Você pode usar fita crepe, durex ou micropore e um delineador em gel. Depois que você tira a fita, o resultado fica perfeito!

Delineado com grampo

Se você reparar, a pontinha do grampo parece bastante a asa do delineado gatinho. O truque aqui é passar delineador nessa pontinha e carimbar no canto exterior do olho para servir como um rascunho. Depois é só completar o delineado no olho todo.

Delineado com colher

Para alcançar o delineado perfeito vale tudo, né? Esse tutorial mostra como usar uma colher como molde para criar o traço base do delineado. O mais legal é que esse é um objeto que todo mundo tem em casa, então fica ainda mais fácil alcançar um resultado incrível!

Dicas para colocar em prática

Dica nunca é demais, não é mesmo? Preparamos alguns conselhos que podem te ajudar nessa trajetória em direção ao delineado perfeito. Anota aí!

Tenha paciência

Você já deve ter ouvido muito isso por aí, né? Mas não podemos negar que a paciência é uma virtude chave para acertar no delineado, já que ele precisa ser feito bem devagarzinho. Cada minuto gasto vai valer a pena depois que você olhar no espelho e ver que seu delineado ficou lindo!

Treine muito

Outra dica que você está cansada de ouvir, né? Pois é, não existe fórmula milagrosa mesmo. Pergunte para qualquer maquiadora que você conhece ou para aquela amiga que é fera no delineado quanto tempo ela levou para ficar craque nessa arte - temos certeza que não foi da noite para o dia.

Ache o delineador certo para você

Existe uma infinidade de delineadores no mercado e você só vai descobrir qual é o melhor para você testando. Se você é iniciante, o delineador caneta pode funcionar bem porque ele dá mais estabilidade, mas você só vai ter certeza quando testar.

Explore outros formatos

O delineado gatinho já é um clássico, mas existem diversos outros formatos para você conhecer e se aventurar. Quem sabe assim você não encontra um formato para chamar de seu? O delineado gráfico está super em alta, clique aqui para saber tudo sobre ele.

Não busque sempre a perfeição

Coloque uma coisa na sua cabeça: você é um ser humano, não uma máquina. E tem mais: seu rosto é assimétrico, portanto, um lado NUNCA vai ficar igual ao outro e isso é completamente normal. É óbvio que você precisa treinar para atingir um resultado harmônico, mas aceitar que sempre vai ter uma diferençazinha é o primeiro passo para se jogar no delineado.

Agora que você já aprendeu como fazer delineado, veja o nosso guia completo sobre delineadores. Nele, nós explicamos tudo o que você precisa saber sobre esse item da maquiagem que eleva qualquer produção.