O excesso de oleosidade é algo que realmente incomoda muita gente. A pele brasileira costuma ser mais oleosa por vários fatores - o calor e a umidade do nosso país são alguns deles. Mas será que existem formas de controlar essa oleosidade? Vem descobrir com a gente!

Principais características da pele oleosa

Além da produção de sebo em excesso, a pele oleosa costuma ter poros mais dilatados justamente por conta dessa produção de oleosidade pelas glândulas sebáceas. Além disso, uma queixa comum de quem tem a pele oleosa é o excesso de brilho na zona T, essa região que compreende a testa, o nariz e o queixo. Por conta de todos esses fatores, a acne também é algo comum em quem tem esse tipo de pele.

O que aumenta a oleosidade da pele?

Não existe um só fator. O fator genético contribui muito, mas outras questões específicas também acabam contribuindo com o aumento da oleosidade. Estresse, gravidez, má alimentação, higiene inadequada e até mesmo higiene em excesso são alguns dos fatores que podem aumentar a oleosidade da pele.

Fatores hormonais também costumam mudar a textura da cútis e intensificar a oleosidade caso você já tenha tendência a ter uma pele mais oleosa. A testosterona, por exemplo, age diretamente nas glândulas sebáceas, por isso é super importante ficar de olho na sua saúde para identificar possíveis alterações.

Rotina de skincare para pele oleosa

Basicamente, a rotina de cuidados com a pele oleosa consiste na limpeza com sabonete ou limpador facial de sua preferência, na tonificação para tirar qualquer resquício de sujeira, na hidratação, no tratamento e na proteção solar.

Temos um post super completo aqui no blog com tudo o que você precisa saber sobre a rotina de skincare para pele oleosa, para acessar é só clicar aqui.

5 dicas para diminuir a oleosidade da pele

O bom funcionamento do nosso organismo depende de várias coisas, e isso também vale para a nossa pele. Preparamos algumas dicas (que vão além do skincare) para te ajudar a diminuir a oleosidade da sua pele. Dá uma olhada:

1. Evite frituras e alimentos gordurosos

Como as frituras são preparadas com óleo, elas podem estimular a oleosidade da pele. Isso também vale para alimentos gordurosos, mesmo que não sejam fritos. Além disso, esse cuidado deve ser observado com alimentos que favorecem os processos inflamatórios, como os laticínios e as guloseimas ricas em açúcar.

Aposte nos alimentos ricos em vitamina A, C e E, como cenoura, ovo, laranja, brócolis, maçã… Mas sua pele não vai virar um caos caso você queira comer um cheese burger no fim de semana, o segredo de tudo é o equilíbrio.

2. Tome bastante água

A falta de hidratação também deixa a pele mais oleosa, sabia? Por isso é tão importante beber pelo menos 2 litros de água por dia. Se você tem dificuldade em ingerir a quantidade recomendada, tente turbinar sua água com ervas e frutas, como o hortelã e o limão. Outra dica é traçar metas, por exemplo: 8 copos de 250 ml ao longo do dia, pode ser 4 de manhã e 4 à tarde. Você vai ver como fica mais fácil!

3. Hidrate a pele

Tem a pele oleosa e acha que não precisa hidratá-la? Temos uma notícia: a pele oleosa precisa de hidratação como qualquer outra. A cútis desidratada tende a produzir mais oleosidade para dar conta da barreira de proteção da pele, por isso a hidratação é indispensável.

4. Durma bem e evite se estressar

Você deve estar pensando “o que o sono e o estresse têm a ver com a oleosidade da pele?” Pois é, como já dissemos, tudo está interligado. Dormir pouco e se estressar com frequência são fatores que aumentam a produção de cortisol, um hormônio que estimula a produção de sebo.

5. Limpe o rosto duas vezes ao dia

E somente duas vezes ao dia, ok? A limpeza remove resíduos que promovem a produção de sebo, então é recomendado que você limpe o rosto de manhã e no fim do dia. Pode ser que você sinta necessidade de limpar a pele mais vezes por dia, mas tente resistir a esse impulso para não estimular o efeito rebote, combinado?

Cuidar da pele vai além dos produtos que compõem sua rotina de beleza. É preciso prestar atenção aos seus hábitos e à sua saúde para ter uma pele sempre bonita e equilibrada.

Você viu que uma das formas de diminuir a oleosidade é redobrar os cuidados com a hidratação, então confira essas dicas para manter a pele sempre hidratada.