Friozinho chegando e já surge aquela dúvida: preciso mudar meu skincare? Bom, a resposta é sim, o inverno pede alguns cuidados extras e adaptações, mas nada tão complicado assim!

Quer manter a sua pele bonita e bem cuidada na estação mais fria do ano? Então, vem com a gente aprender os 5 passos essenciais para isso:

1. Foco total na hidratação

O frio e a baixa umidade característicos do inverno deixam a nossa pele mais seca e sensível, e é por isso que hidratação é a palavra de ordem dos cuidados no inverno.

A dica então é reforçar a atenção nessa etapa do skincare e também atualizar seus outros produtos (sabonete, protetor, demaquilante, etc.) para versões mais hidratantes, cremosas e suaves, que não vão promover um ressecamento tão intenso da pele.

Além disso, a hidratação de dentro para fora também é super importante. Faça um esforcinho para lembrar e beber água, mesmo que seja meio difícil no frio!

2. Adote um lip balm

Junto com o frio, vem o vento e essa dupla é batata para ressecar e até cortar os lábios. Para evitar isso, a melhor coisa é adotar um lip balm e levar ele sempre com você, aplicando toda vez que sentir seus lábios secos.

Há uma infinidade de hidratantes labiais no mercado, com cheiros, formatos, cores e texturas diversas. Escolha um para chamar de seu e bora deixar essa boca sedosa e hidratada!

3. Cuide das extremidades

Ainda sobre hidratação, um cuidado que às vezes é deixado de lado é manter as extremidades do nosso corpo hidratadas, o que inclui, além dos lábios, nariz, mãos, pés, joelhos, cotovelos.

Essas são as partes mais expostas aos efeitos do ressecamento do frio e por isso vale a pena contar com um reforço de produtos específicos para essas regiões. Alô, creminho de mão, hidratante para os pés e outros produtinhos amigos, podem entrar!

4. Maneire no banho quente

A gente sabe como um banho bem quente é gostoso e relaxante, mas pra cuidar da sua pele no inverno e não ressecar ela ainda mais, não dá pra exagerar na temperatura, ok?

Se conseguir, dê preferência para banhos mornos, que vão te aquecer sem afetar tanto a pele. Se não consegue abrir mão do banho quentão, tente não fazer isso todos os dias ou demorar muito no chuveiro, combinado?

5. Não abandone o protetor

O mito de que protetor solar é só para dias de sol e para quando você vai se expor a ele não tem vez por aqui e você como nossa leitora já pode gravar isso no coração.

Os raios solares estão presentes mesmo em dias nublados, sabia? E, além disso, o filtro solar protege sua pele até da luz do computador e do celular!

Isso significa que inverno e protetor solar são, sim, um match necessário. Sem falar que ele também dá aquela força na hidratação, né?

Então, use todos os dias e reaplique de 4 em 4 horas, ou seja, uma vez pela manhã e outra no almoço. Assim sua pele fica protegida, saudável e pronta para qualquer coisa!

Bônus: o segredo definitivo do inverno

O segredo para cuidar da pele no inverno - e em qualquer estação - é primeiro conhecer e aceitar o seu tipo de pele, adotando cuidados direcionados para as suas demandas.

Mas para isso, esses cuidados precisam, antes de tudo, serem encarados como um momento só seu, de prazer e conexão, sem regras, padrões ou obrigação.

Assim, fica muito mais fácil conquistar a pele dos seus sonhos e cuidar dela como ela merece!

Vai uma ajudinha aí para colocar o primeiro passo deste guia em prática? Então, confira as nossas dicas para manter a pele sempre hidratada!