Existem tantos tipos de pincéis de maquiagem que fica até difícil saber para que serve cada um deles. São vários tamanhos e formas, cada um com uma função diferente.

Esse é um guia para você aumentar seu repertório no mundo da maquiagem e saber as funções dos principais pincéis disponíveis nas lojas por aí.

Mesmo que você não precise usar todos para fazer uma make incrível, conhecimento nunca é demais, não é mesmo? Então vamos lá!

Pincéis para base

A escolha do pincel para a aplicação da base depende de alguns fatores, e o principal deles é a cobertura desejada. É claro que você pode aplicar a base como quiser - até mesmo com as mãos, mas existem algumas opções específicas para esse fim:

Pincel língua de gato (ponta curvada ou reta)

Ele serve para aplicar base líquida ou cremosa fazendo movimentos de X. Se você gosta de alta cobertura, essa é uma ótima opção, mas ele precisa ser utilizado com muita atenção para não deixar a base marcada na pele.

Pincel kabuki

É aquele pincel grosso, mais cheio de cerdas. Ele facilita a aplicação por conta da ampla área para espalhar e deixa uma cobertura linda! A opção chanfrada também é ótima para quem gosta de fazer contorno.

Pincel duo fiber

O pincel duo fiber é o que tem dois tipos de fibras: as sintéticas, para pegar e depositar produto, e as naturais, que ajudam a espalhar o produto. Se você gosta de uma cobertura mais leve, vai adorar o duo fiber.

Pincéis para corretivo

Assim como o pincel para aplicar base, o pincel para corretivo deve ser escolhido de acordo com o efeito que você quer. Se você tem olheiras e manchas mais aparentes e quer escondê-las, um pincel que proporciona maior cobertura é o mais indicado. Dá uma olhada nos principais modelos:

Pincel língua de gato para corretivo

Para aplicar e espalhar o corretivo, você pode usar o mesmo pincel língua de gato que usou para aplicar a base ou então uma versão menorzinha, que vai dar conta dos detalhes. Se o pincel tiver as pontas arredondadas, ele consegue alcançar aqueles cantinhos que às vezes ficam sem produto.

Pincel kabuki para corretivo

É a versão menor do mesmo pincel utilizado para base. Ele tem muitas cerdas, permitindo que o corretivo espalhe bem, sem deixar de ter alta cobertura. Ele é perfeito para cobrir olheiras e manchas.

Pincéis para pó

A maior parte dos pincéis para pó também podem ser usados para aplicar iluminador. Tudo vai depender, mais uma vez, do efeito que você quer dar para a maquiagem.

Pincel tradicional

O pincel tradicional é aquele que todo mundo tem, o modelo regular arredondado. Ele consegue espalhar bem o pó, deixando a pele com um aspecto uniforme.

Pincel duo fiber

Se você gosta de uma aparência mais natural, sem aquele aspecto matte, o duo fiber pode te trazer bons resultados na hora de aplicar o pó. Ele é feito com cerdas sintéticas e cerdas naturais, por isso traz o melhor das duas opções.

Pincel kabuki

Para os pós finos, como o mineral, o kabuki é uma excelente escolha. Como esse pincel é mais cheinho, ele consegue concentrar o produto sem desperdiçar.

Pincel de precisão

É um pincel com a ponta mais fina, para aplicar pó nas áreas que o pincel maior não alcança. Sabe aquela região embaixo dos olhos que sempre fica sem pó? É ali que você pode usar o pincel de precisão, por exemplo.

Pincéis para blush

A escolha do pincel para aplicar blush varia muito de acordo com o blush que você escolhe. Se ele é mais pigmentado, se é menos, se é cremoso ou não… Enfim, algumas coisinhas precisam ser analisadas.

O pincel escolhido para o blush também pode se comportar bem para aplicar iluminador, principalmente nas maçãs do rosto.

Pincel tradicional

Esse é o modelo que você vai encontrar em qualquer lugar e que cumpre bem sua função. Ele é cheio e ajuda a esfumar bem o blush, deixando um aspecto natural e bonito.

Pincel kabuki

Ele pode ser chanfrado ou não. O chanfrado garante um efeito mais preciso, então se você não gosta de espalhar muito o blush nas bochechas e nas maçãs do rosto, ele é perfeito.

Agora, se você é fã de um efeito corado natural, prefira o modelo tradicional do pincel kabuki. Nos dois casos você não precisa pegar muito produto, já que ele não dispersa tanto o pó do blush, então ele ganha pontos no quesito economia.

Pincel duo fiber

Se o seu blush for muito pigmentado, o duo fiber vai espalhá-lo bem, sem deixar aquele aspecto artificial. Ele também é ótimo para espalhar o blush cremoso, justamente por essa questão do esfumado.

Pincéis para sombra

A região dos olhos pode ser trabalhada de várias formas, por isso existem mais modelos de pincéis para sombra. Aqui vale a mesma dica do iluminador: você pode usar um pincel de sombra para iluminar alguma região - isso vai depender do efeito que você quer dar.

Pincel para aplicação

O modelo achatado serve apenas para aplicar, então nem tente espalhar e esfumar a sombra com esse pincel porque não vai dar certo. Sua função é depositar a sombra e nada além disso.

Pincel angular

Ele também é achatado, mas sua angulação o torna perfeito para marcar o côncavo e a linha d’água. Mas esse também não é um bom modelo para esfumar.

Pincel lápis

A função desse pincel é trabalhar os detalhes da make. Você pode usar para esfumar de forma mais precisa, seja o côncavo, a linha d’água ou o cantinho interno do olho. Ele também serve para aplicar iluminador.

Pincel para esfumar

O pincel para esfumar precisa ser bem cheio, com muitas cerdas. Ele precisa ter essas características para deixar um aspecto difuso, sem deixar a sombra marcada. Você pode usá-lo para aplicar o iluminador também, o resultado fica bem bonito!

Pincel chanfrado

Para fazer detalhes, como por exemplo um delineado com sombra, o pincel chanfrado é o ideal. Ele também pode ser aproveitado para aplicar delineador em gel ou para corrigir as falhas da sobrancelha.

Fibras sintéticas ou naturais: qual escolher?

Os pincéis de cerdas naturais são conhecidos e amados por deixar um aspecto natural na maquiagem, já que são bem macios. Mas precisamos te alertar sobre uma coisa muito importante: eles são feitos de pelos de animais. Não é à toa que são chamados de “naturais”, né?

Felizmente, com o avanço da causa protetora dos animais, hoje já é possível encontrar ótimos pincéis de cerdas sintéticas que proporcionam um acabamento tão bom quanto os pincéis de cerdas naturais.

Mas também existem os pincéis de cerdas sintéticas que não se dedicam a imitar os pincéis de cerdas naturais. Para aplicar produtos cremosos e líquidos, os pincéis sintéticos são os mais indicados, já que não absorvem tanto produto.

As cerdas sintéticas também funcionam melhor para pontos de precisão na make, como delineados, por exemplo.

E aí, você sabia que existiam todos esses pincéis? Na verdade, existem vários outros, mas esses são os principais e é possível fazer uma make super completa com essas opções - e até mesmo sem elas!

Agora, se você é mais minimalista, existem grandes chances da no-makeup makeup ganhar seu coração. Aposto que você vai amar!