Se existe um passo indispensável para um bom skincare facial, este passo é com certeza a limpeza. Uma boa higienização é basicamente o segredo para ter uma pele bonita e saudável.

Isso porque é nessa etapa que removemos as impurezas e bactérias que podem gerar problemas como a acne e também preparamos nossa pele para absorver os outros produtos e tratamentos da rotina.

E o sabonete facial é a estrela dessa etapa essencial do skincare! Então, que tal saber mais sobre ele, os tipos, como usar e como escolher o ideal para você e sua pele?

O que é um sabonete facial?

Um sabonete facial nada mais é do que um agente limpante formulado especialmente para a pele do rosto, que é mais sensível que a do resto do corpo e, portanto, exige cuidados mais delicados e ingredientes menos agressivos e comedogênicos - que não obstruem os poros.

Quando e por que usar?

A frequência de uso de um sabonete facial é diária, duas vezes ao dia - a menos que a(o) dermato te indique algo diferente, ok?

Pela manhã, ele serve para remover os produtos aplicados na noite anterior e qualquer resíduo ou impureza que possam ter sido absorvidos dos lençóis, além de preparar a pele para o hidratante, o protetor e outros produtinhos da sua rotina matinal.

À noite, o sabonete vem para remover a maquiagem, a oleosidade e as impurezas às quais nossa pele fica exposta durante o dia, desobstruindo os poros e, de novo, preparando a pele para as outras etapas do skincare.

Vale lembrar que existem outros produtos que podem ser importantes ou auxiliar na etapa da limpeza, como o demaquilante, o esfoliante e o tônico facial, mas tudo depende do seu tipo de pele e da rotina que você adota.

Tipos de sabonete facial

Ok, vamos partir para a parte prática. Mas antes, vamos combinar duas coisas:

1. Seu sabonete corporal não é a melhor opção para a limpeza da pele do rosto, pois são regiões com texturas e demandas de cuidado diferentes, fechado?

2. Além dos tipos de sabonete listados aqui, cada produto específico pode variar muito as suas indicações, conforme os detalhes da composição, então fique sempre de olho nas informações do fabricante e não perca o próximo tópico com dicas de como escolher o seu, ok?

Com isso em mente, bora conhecer os principais tipos de sabonete facial e como usar cada um deles!

Sabonete líquido

O sabonete líquido é curinga e fácil de usar, também tem um pH mais próximo ao da pele, o que o torna mais suave e menos irritante. Tudo isso faz dele uma boa opção para quase todo tipo de pele.

Como usar: aqui, não tem muito segredo, basta aplicar um pouco de produto no rosto molhado até obter espuma, lavar todo o rosto com movimentos leves e enxaguar.

Gel de limpeza facial

O gel de limpeza facial é um sabonete de textura leve, que costuma ser bem versátil, mas é indicado principalmente para quem tem pele sensível ou gosta de produtos práticos e gentis, pois ele possui pH fisiológico e oferece uma limpeza satisfatória sem agredir a pele.

Como usar: aplique no rosto molhado, faça movimento circulares até obter espuma e ensaboar todo o rosto, então é hora de enxaguar e partir para o próximo passo do skincare.

Espuma de limpeza facial

Sabonetes com textura espuma são incríveis para quem quer leveza e eficiência. Esse tipo de produto tira a make, limpa a pele, não obstrui os poros e ainda dá uma ajudinha na hidratação, além de precisar de água só na hora do enxágue. Donas de peles com rosácea, dermatite ou algum outro tipo de sensibilidade, essa é uma boa escolha para vocês!

Como usar: com um pouco de espuma nas mãos, espalhe o produto por todo o rosto, massageando suavemente, e depois é só enxaguar. Simples, né?

Também existem no mercado outros formatos de sabonetes, produtos que combinam limpeza e esfoliação, e mais uma infinidade de possibilidades. Vamos às dicas de como escolher um pra chamar de seu?

Como escolher o ideal para você

A melhor maneira de acertar na escolha do seu sabonete facial é contando com uma ajuda especializada de um(a) dermato. Porém, além das dicas dadas junto com os tipos e texturas de sabonetes, uma dica certeira é considerar os ingredientes da fórmula e as principais necessidades da sua pele.

Por exemplo: uma pele oleosa precisa de uma limpeza eficiente, mas não tão agressiva para não gerar um efeito rebote, então uma textura em gel pode ser uma boa; ingredientes hidratantes como o pantenol, a niacinamida também são interessantes, assim como óleo de melaleuca e aloe vera que são anti-inflamatórios.

Dicas universais para lavar a pele direitinho

Tão determinante quanto escolher o sabonete certo para a sua pele é fazer uma lavagem correta. Para isso, aqui 3 vão dicas que valem para todos os tipos de pele e de produto:

  1. Água morna ou fria: a água quente resseca e agride a pele do rosto, que é delicada de forma geral, causando vermelhidão, alergias, efeito rebote e outros sintomas negativos. Então, prefira água morna ou fria para lavar o rosto, beleza?
  2. Limpeza sem exageros: lavar o rosto várias vezes ao dia não vai necessariamente te dar uma pele mais limpa e saudável, pois também pode gerar um efeito rebote. Todos os dias, uma de manhã e outra à noite: não precisa de mais!
  3. Movimentos delicados: esfregar o rosto também não é recomendado, de novo considerando a sensibilidade natural da nossa pele - e isso vale tanto para os movimentos na hora de lavar quanto de secar o rosto.

Pois é, o sabonete facial é seu melhor amigo na hora de remover o sebo, bactérias, poluentes e outras impurezas que podem estar na sua pele, mas uma boa higienização facial também depende de você. Pronta(o) para colocar essas dicas em prática?