Cabelo opaco, quebradiço e frágil: quem usa chapinha, secador ou babyliss regularmente entende bem esses problemas. O calor em excesso interfere na estrutura dos fios, que resulta em um cabelo danificado.

A melhor dica que poderíamos dar para minimizar os efeitos dessas fontes de calor é justamente não usá-las, mas com alguns cuidados é possível ter uma relação mais saudável com esses itens que facilitam a nossa rotina.

Entenda por que as altas temperaturas prejudicam os cabelos e confira também dicas super valiosas para driblar esses problemas. Vamos lá?

Chapinha, secador e babyliss: quais os malefícios?

Não é segredo para ninguém que o uso excessivo de fontes de calor para secar e modelar os cabelos pode prejudicar a saúde dos fios. Na verdade, o real problema está nas altas temperaturas a que submetemos nossas madeixas.

O calor prejudica a cutícula do cabelo, que é a parte responsável pela proteção dos fios. Quando isso acontece, o cabelo vai ficando mais poroso e também vai perdendo a capacidade de reter água.

Com isso, os fios ficam frágeis, expostos, vulneráveis e ressecados, um prato cheio para a quebra e queda das suas madeixas.

Dicas para minimizar esses danos

Mas calma! Nem tudo está perdido e você pode continuar usando chapinha, secador e babyliss com alguns cuidados para diminuir esses problemas.

1. Protetor térmico é seu novo melhor amigo

O protetor térmico cria uma proteção física para os fios, deixando-os mais resistentes ao calor e, consequentemente, aos danos.

Esse produto geralmente deve ser aplicado com o cabelo ainda molhado, mas ele também pode ser usado no cabelo seco caso ele tenha secado naturalmente.

Existem várias opções no mercado e você deve escolher um protetor térmico específico para o seu tipo de cabelo, já que a estrutura de cada fio é diferente.

2. Hidratação SEMPRE!

Hidratar o cabelo ajuda a selar as cutículas, o que cria uma camada de proteção contra o calor, então não se esqueça da hidratação pelo menos uma vez por semana. Se você quiser ir além, vale a pena investir em um cronograma capilar para ter cabelos mais fortes e saudáveis.

3. Chapinha e babyliss só com o cabelo seco

ATENÇÃO! Uma fada dos cuidados capilares morre cada vez que você encosta um babyliss ou uma chapinha no cabelo molhado!

Brincadeiras à parte, essa ação é super prejudicial ao seu cabelo porque, no fim das contas, o que você está fazendo é fritar o cabelo. O cabelo molhado fica mais frágil, aí quando você o coloca em contato com uma fonte de calor ele perde água muito rápido, desidratando instantaneamente.

4. Desembarace os fios

Quem faz bastante chapinha no cabelo sabe que o resultado não fica muito bom quando os fios estão embaraçados, mas os danos não são apenas estéticos.

Quando o cabelo está embaraçado, ele fica mais propenso a formar nós, o que pode ocasionar quebra. Então, penteie bem os cabelos antes de pranchá-los e faça isso com cuidado.

5. Secador longe do cabelo

A distância recomendada entre o secador e o cabelo é de 30 cm. Se você coloca o secador muito próximo dos fios e do couro cabeludo, é bem provável que você tenha alguns problemas.

O principal deles é a fragilização dos fios, assim como acontece com a chapinha e o babyliss. Isso também pode queimar o seu couro cabeludo, causando dor e até mesmo bolhas em alguns casos.

O calor excessivo e muito próximo ao couro cabeludo também estimula a produção de sebo, deixando seu cabelo mais oleoso. Além de usar o secador distante do couro cabeludo, uma boa dica também é tentar usá-lo em temperaturas mais baixas.

6. Evite usar todos os dias

Mesmo com todos os cuidados, usar diariamente essas fontes de calor pode acabar com a saúde dos seus fios. Deixar os cabelos secar naturalmente é o mais indicado, então faça um esforço para usar o secador somente para quando for realmente necessário.

7. Invista em ferramentas de qualidade

Se você escolhe seu secador, chapinha ou babyliss pelo preço, pensando em economizar a qualquer custo, é melhor repensar. A qualidade deve vir em primeiro lugar, então analise bem os diferenciais dos produtos.

A opção de regular a temperatura, por exemplo, é indispensável. O revestimento da chapinha deve ser de cerâmica, turmalina ou titânio, então analise bem esses fatores na hora de fazer sua compra.

Esses cuidados apenas minimizam esses danos, nada disso vai blindar completamente seus cabelos contra os malefícios causados pelas fontes de calor. Então, não custa nada reforçar: sempre que possível, deixe os cabelos secar naturalmente.

Se o seu cabelo está muito danificado pelo uso dessas fontes de calor, alguns produtinhos podem ajudar a recuperar suas madeixas. Um deles é o óleo reparador, que combate as pontas duplas e pode até agir como protetor térmico.

Fizemos um guia completo sobre óleo reparador, dá uma olhadinha para ficar por dentro dos benefícios desse item!