Foto da capa por @manugavassi

A chegada da pandemia trouxe muitas coisas para todos nós. Uma delas foi a necessidade de olhar para dentro buscando autocuidado e também autoconhecimento. Com isso, muita gente sentiu necessidade de mudar - seja de casa, de estilo ou de cabelo.

A monotonia da rotina, no caso de quem pôde ficar em casa, também motivou muitos de nós a experimentar novas cores, testar cortes diferentes ou então aceitar o cabelo natural. Que atire a primeira pedra quem não viu no Instagram alguém que iniciou a transição capilar, pintou o cabelo de rosa, cortou a franja...

Pensando nisso, resolvemos trazer aqui alguns exemplos das transformações que mais agitaram as redes sociais e que podem te inspirar a sair da sua zona de conforto também! Quem sabe você não descobre uma versão evoluída de si mesma?

Transição capilar

Foto por @maisa

Por muito tempo, cabelo liso foi o único sinônimo de cabelo bonito. Qualquer cabelo que fugisse dessa textura era considerado fora dos padrões estéticos “aceitáveis”. Felizmente, isso vem mudando e cada vez mais pessoas estão tomando coragem de assumir seus fios ondulados, cacheados e crespos.

Foto por @ludmilla

A maior queixa de quem passa pela transição é o fato do cabelo ficar com duas texturas: a raiz natural e o comprimento alisado. Uma das alternativas para isso é o big chop, que é o corte da parte alisada, deixando apenas a parte do cabelo que já está em sua textura natural.

Foto por @vicceridono

Esse processo pode ser difícil, mas certamente é muito libertador e empoderador. Existem inúmeros conteúdos sobre o assunto em blogs, no YouTube e nas redes sociais. Que tal experimentar a transição capilar para conhecer, literalmente, suas raízes?

Cabelos grisalhos

Foto por @sfelippo

Os cabelos grisalhos também começaram a aparecer mais fora do contexto da velhice. Ao contrário do que alguns pensam, existem muitas pessoas jovens que já têm cabelos grisalhos, e eles não precisam ser cobertos por tintura - mas se você quiser pintar também pode, ok?

Foto por @pretagil

Assumir os fios grisalhos, assim como passar pela transição capilar, é um processo que exige paciência e gentileza com você mesma. Olhar para o espelho e se deparar com essa nova versão pode impactar, mas também é um processo que vale a pena ser vivido se você tem vontade de experimentar essa realidade.

Foto por @thaisfarage

Além disso, deixar os cabelos grisalhos aparecerem não precisa ser nada definitivo. Se você perceber que ainda não se sente pronta para adotar esse visual para sempre, é só voltar a tingir os fios. E não precisa se preocupar com julgamentos!

Cabelos coloridos

Foto por @marcelamcgowan

Ainda falando de cor, tem sido cada vez mais comum ver cabelos coloridos por aí. Isso já foi considerado “coisa de adolescente” - como se isso fosse algo negativo, né? Cabelo colorido é alegre, divertido e foge do comum. Parece não ter motivos para não experimentar!

Foto por @billieeilish

Além das inúmeras possibilidades de cores, também existem diversas formas de colocar cor nos cabelos: pode ser só nas pontas, algumas mechas, só na raiz ou no cabelo todo. O céu é o limite e a criatividade é quem manda nessa hora.

Foto por @ddlovato

O rosa é uma das cores mais escolhidas por quem decide ir para o lado colorido da força, mas outras cores também têm uma potência incrível. Verde, azul, roxo… O mais legal é que, mesmo depois de desbotarem, essas cores dão lugar a tons pastel lindíssimos!

Franja

Foto por @magavilhas

Durante esse período, você pegou uma tesoura, foi para a frente do espelho e cortou a franja? Você não está sozinha. Os tutoriais de como cortar a franja sozinha bombaram e muita gente resolveu testar, afinal, cabelo cresce e é possível usar presilhas caso alguma coisa dê errado, né?

Foto por @rafakalimann

As curtain bangs, que é aquela franjinha dividida em duas partes, como se formassem uma cortina, foram a maior tendência no universo das franjas nos últimos tempos. Elas foram febre na década de 60 com Brigitte Bardot e agora voltaram com tudo.

@brunaolliveira

A franja desconexa mega desfiada e a franja cacheada também mostraram o seu valor e protagonizaram visuais maravilhosos. Elas dão uma moldura especial para o rosto e transmitem aquele aspecto jovial que todo mundo ama!

Cabelo raspado

Foto por @anapaulaxongani

Essa foi a transformação capilar mais impactante de todas. Raspar o cabelo é uma super oportunidade de experimentar todos os comprimentos de cabelo, isso se você não decidir deixá-lo curtinho para sempre.

Foto por @marianacyrne

Essa atitude exige coragem e uma boa dose de desapego, mas também é libertador, como outras transformações que mostramos até agora. Quem toma essa decisão tem confiança em si e sabe que sua beleza vai muito além de um cabelo.

Foto por @maqui.nobrega

Raspar o cabelo também pode te apresentar para novas possibilidades de acessórios de cabelo, como lenços, faixas, tiaras e lenços. Fala sério: não é animador pensar em vivenciar todos os comprimentos que o seu cabelo pode ter, para você decidir qual mais gosta?

Mudar de cabelo faz bem para a autoestima e pode trazer mais ânimo para os seus dias. Essas mudanças podem fazer parte da sua nova versão quando tudo isso acabar, afinal, por que você precisa continuar igual se tudo estará diferente?