Você é do time das que lavam o cabelo todos os dias? Ou tem uma rotina de dias intercalados para lavagem?

Independente de qual é o seu caso, já deve ter acontecido de você perder a hora e não ter tempo de lavar o cabelo ou estar com o cabelo oleoso e surgir um compromisso importante de última hora, tô certa?

Nesses casos, não tem jeito, só o shampoo a seco salva! Já ouviu falar dele e testou os poderes dessa belezinha? Pois então venha conhecer tudo sobre esse produto!

O que é o shampoo a seco?

O shampoo a seco é uma espécie de limpador que, como o nome já diz, não precisa de água durante o seu uso. Sua principal função é absorver e remover a oleosidade dos fios, deixando um aspecto de limpo e um aroma agradável nos cabelos em poucos minutos.

Ou seja, o shampoo a seco é uma solução emergencial ou mais prática para aqueles dias em que o seu cabelo está sem vida, sem movimento, oleoso e precisando de um up rápido. Além disso, ele também pode ser um aliado bacana para:

- Quem tem cabelos coloridos e quer reduzir as lavagens para a cor desbotar mais devagar;
- Prolongar o efeito da escova ou da chapinha;
- Dar volume aos cabelos finos ou para um penteado;
- Remover odores de fritura ou fumaça;
- Devolver o brilho e o movimento da sua franja.

Tem como não se apaixonar por um produtinho desse? O shampoo a seco é versátil, prático, eficiente e merece estar sempre na sua nécessaire!

4 coisas que você precisa saber sobre esse produto

Ok, falando desse jeito parece até que o shampoo a seco é milagroso, mas existem algumas coisas importantes sobre ele que você tem que saber, tanto para evitar frustrações quanto para fugir de fake news que o acompanham.

1. Ele não substitui o shampoo convencional

O objetivo do shampoo a seco não é limpar profundamente os fios e servir como um substituto definitivo da lavagem com água, shampoo e condicionador que estamos acostumadas. Ele é um produto diferente, com um propósito diferente e que, inclusive, depende da lavagem convencional para ser retirado dos fios.

2. É para todos os tipos de cabelos

Sim, ao contrário do que a maioria das pessoas possam pensar, o shampoo a seco não é apenas para cabelos oleosos e lisos. As donas de cabelos secos, normais, cacheados e todos os demais tipos também podem usar o produto com a finalidade de limpeza emergencial ou qualquer outra que comentamos ali em cima.

3. Shampoo a seco e caspa não são um bom match

O shampoo a seco é aplicado diretamente no couro cabeludo e, portanto, conta com um couro cabeludo saudável para funcionar de forma eficiente e segura.

Se você está com caspa ou qualquer outro tipo de inflamação, é importante tratar esse problema antes de apostar no “sprayzinho mágico”. Assim, você evita qualquer complicação ou efeito indesejado.

4. A aplicação é prática, mas pode demorar

Usar um shampoo a seco é com certeza mais prático e rápido do que lavar o cabelo, mas também é preciso ter em mente que uma grande quantidade de cabelo ou oleosidade pode exigir um tempo maior de aplicação para obter um bom resultado.

Tipos de shampoo a seco

O shampoo a seco está disponível em três texturas diferentes no mercado: em spray, em pó e em creme. O melhor depende muito do seu gosto, seu tipo de cabelo e seu orçamento.

O shampoo a seco em spray é o tipo mais popular e fácil de encontrar, sendo também o mais acessível; ele é prático de aplicar, dura bastante e deixa menos resíduos no couro cabeludo.

O em pó garante um efeito mate incrível e o em creme tem uma textura que estamos mais acostumadas, o que facilita a aplicação, e costuma deixar os fios mais hidratados que os demais tipos.

E além das texturas, alguns shampoos a seco também possuem coloração, para morenas, loiras e ruivas, ou fórmulas específicas para cabelos com caspa, grisalhos, finos, etc. Na hora de escolher, é legal ficar de olho nessas diferenças!

Como usar shampoo a seco?

Como sempre, a aplicação pode variar para cada tipo e também dentro de cada marca específica. Mas aqui estão os passos e dicas que valem para todos os tipos:

1. Agite bem a embalagem do shampoo e divida o cabelo em mechas;
2. Aplique o shampoo no couro cabeludo e nos fios, mecha a mecha;
3. Deixe agir por alguns segundos e então massageie com a ponta dos dedos para o produto espalhar e absorver os resíduos e a oleosidade;
4. Depois é só remover o excesso de produto dos fios com as mãos (dando aquela chacoalhadinha) ou com um pente e finalizar como de costume.

Simples, né? Não é à toa que o shampoo a seco fez a cabeça de muita gente por aí!

Agora que você já sabe tudo sobre esse produto, é só escolher um para chamar de seu e te acompanhar na correria do dia a dia.

E se quiser uma ajudinha para manter seu cabelo saudável e bonito, confira nossas dicas de como montar um cronograma capilar!