Foto de capa @loccitane_br
Na hora do banho, você pode até pular a lavagem do cabelo ou dispensar os cuidados extras que funcionam muito bem embaixo do chuveiro - alô esfoliação! -, mas se tem uma etapa que nunca fica de fora é a lavagem do corpo. Até porque, ela é a premissa básica de um banho, não é mesmo?
E o protagonista desse passo tão essencial do skincare é o sabonete corporal. Que tal descobrir todas as funções que este produto tem, os tipos e variações existentes e a melhor forma de utilizá-lo?
Então é só continuar lendo, tirar as suas dúvidas e já se preparar para um banho ainda mais eficiente, aromático e gostoso!
Funções do sabonete corporal
A principal finalidade do sabonete, como você deve imaginar, é higienizar o corpo como um todo. Dentro disso, ele também serve para:
- remover as impurezas e sujeiras da pele;
- absorver o excesso e reequilibrar a oleosidade;
- dar adeus para o suor e aromas desagradáveis;
- perfumar o corpo de forma suave;
- manter a maciez da pele;
- eliminar e nos proteger contra agentes bacterianos;
Sua composição funciona da mesma maneira que a do shampoo e dos detergentes e sabões em geral: uma parte de gordura/óleo e uma parte solúvel em água que combinadas são capazes de dissolver as impurezas e removê-las através do enxágue.
Normalmente, os sabonetes corporais são formulados com ácidos graxos animais e/ou e vegetais, álcalis (compostos base para regulação do pH e solução em água) e os aditivos da fragrância e coloração (corantes).
Sabonete corporal x facial
Não, não é tudo igual! O sabonete facial tem uma fórmula mais suave que o sabonete corporal, em termos de pH e ação de limpeza, considerando que a pele do rosto é mais delicada que a do restante do corpo.
Já o sabonete corporal pode e até precisa ser mais potente para dar conta da limpeza das diversas regiões e demandas do nosso corpitcho.
Tipos de sabonete corporal
Existem diversas opções de sabonetes no mercado, mas podemos classificá-los em dois tipos principais: os em barra e os líquidos. Conheça as diferenças e detalhes de cada um:
Sabonete corporal em barra
O sabonete em barra é prático e durável, pode ser usado diretamente no corpo e tem um alto custo-benefício. Em geral, possuem um alto poder de limpeza, sendo uma boa para quem se expõe à muita sujeira ou poluição, sua bastante ou tem a pele oleosa.
Também são um formato mais ecológico por conta das embalagens. A desvantagem deste formato está mesmo na contaminação, pelo ambiente ou contato com a pele, não sendo a melhor opção para levar em viagens ou compartilhar com outras pessoas.
Sabonete corporal líquido
O sabonete líquido tem dois pontos super positivos: possuem um pH mais próximo ao da pele, o que os tornam menos agressivos e alergênicos; e são mais higiênicos, por permitirem um uso controlado e compartilhado sem contaminação.
Além disso, sua textura fluida permite uma limpeza mais ampla e uniforme da pele e sua embalagem abre a possibilidade para a compra e uso de refis.
E fora esses dois formatos principais, existem variações nas fórmulas para peles específicas, como sabonetes mais hidratantes para pele seca; hipoalergênicos, sem fragrância e corante para peles sensíveis; ou os esfoliantes, que tem dupla função.
Como usar e dicas para tirar melhor proveito do seu banho
Bom, quando o assunto é como usar o sabonete corporal, não tem muito segredo, mas existem algumas dicas que podem ser úteis e talvez você não conheça ainda. Olha só:
- Espuma não é sinônimo de limpeza: por mais que essa ideia esteja em nosso imaginário, isso não passa de um mito. A espuma é gerada por alguns tipos de agentes limpantes, principalmente os à base de sulfatos, mas existem outros que não produzem espuma e limpam com a mesma eficiência.
- Eficiência > abundância: assim como no caso do shampoo e do condicionador, você não precisa de uma grande quantidade de produto para um resultado eficiente e uma limpeza de qualidade. O excesso de sabonete só vai ressecar a sua pele.
- Deixe a água quente pro café: a gente sempre fala por aqui que água quente e pele não são um bom match, então prefira banhos mornos ou frios.
- Fique de olho na sua esponja: outro detalhe que pode fazer diferença na hora do banho é a abrasividade da sua esponja ou escova de banho (ela é opcional, mas se for utilizar, escolha uma mais macia, ok?) e também a validade dela - é necessário trocar a cada mês e não deixá-la encharcada ou com produto depois do uso.
- Sabonete esfoliante não é pra todo dia: alguns sabonetes contêm partículas esfoliantes, mas esse procedimento não deve ser feito diariamente para não agredir e sensibilizar a pele, portanto, use o sabonete esfoliante somente 1x por semana e no restante dos dias escolha um mais hidratante ou neutro.
- Finalize seu banho com hidratação: e para complementar o efeito de limpeza e cuidado do sabonete corporal, tire um tempinho para hidratar o corpo após o banho. Assim a sua pele ficará cheirosa, limpa, macia e protegida!
E aí, pronta(o) para cuidar da sua pele do corpo como ela merece e do jeito certo? Então escolha já o seu sabonete corporal, veja nossas dicas de como manter a pele hidratada e, se você ainda não faz parte do nosso clube de assinantes, venha para a Magenta!