Se você não tem a pele seca, não tem a pele oleosa e também não acredita que sua pele seja mista, pode ser que você seja uma feliz e rara proprietária de uma pele normal, o tipo mais raro de todos.
A palavra para a pele normal é equilíbrio, pois nela todos os elementos estão e são harmônicos. Mas isso não significa que ela não precise ou mereça cuidados. Vem aprender a manter a sua pele normal sempre linda e saudável!
Mas existe pele normal?
Sim, a pele normal ou eudérmica, se formos usar o termo científico, é real! Mas precisamos esclarecer um ponto importante: ter uma pele normal não significa que você nunca terá espinhas ou uma região ressecada.
Estamos falando de uma pele que na maior parte do tempo não é nem seca, nem oleosa e nem os dois. E a partir disso, entendemos também que diversos fatores podem influenciar no status da nossa pele, então uma cútis que é normal pode estar oleosa ou seca, combinado?
Características da pele normal
Agora que a polêmica da pele normal já foi discutida, vamos descobrir os pontos que formam uma pele normal?
- Tonalidade rosada: sabe aquele coradinho de saudável? aquele viço? a pele normal é assim naturalmente, sem precisar de blush.
- Naturalmente hidratada: a pele normal tem uma capacidade de retenção hídrica na medida, que absorve a água e os produtos, mas não produz oleosidade.
- Poros, cadê?: os poros de quem tem a pele normal são quase imperceptíveis, assim como na pele seca, porém ela também é elástica e homogênea.
- Textura aveludada: já ouviu falar em pele de pêssego? é exatamente a definição da textura de uma pele normal - macia e uniforme.
Se identificou? Então bora para o passo a passo de cuidados para o seu tipo de pele!
Rotina diurna
A rotina de cuidados com a pele normal é mega simples, pois aqui vamos aplicar os passos básicos para toda pele: limpar, hidratar e proteger. Mas, claro, temos algumas dicas para cada processo:
1. Limpar: como a pele normal é bem equilibrada, invista em um sabonete ou gel de limpeza mais básico, que limpe de forma suave e não vá retirar a oleosidade natural da sua pele, gerando um desequilíbrio ou efeito rebote. Os líquidos e com extratos naturais são uma boa opção.
2. Hidratar: já na hora de escolher um hidratante, a dica é evitar os muito umectantes e potentes, para não sobrecarregar a pele e os poros. Um hidratante com textura de sérum é um meio-termo bacana para você aplicar em todo o rosto!
3. Proteger: o protetor é essencial, você já deve saber… Para a pele normal, o mais importante é escolher um produto não comedogênico, que proteja, deixe um toque macio e ao mesmo tempo seco e não cause o entupimento dos poros. O FPS deve ser 30 ou mais e a aplicação diária, sem exagero ou economia.
E então, é só finalizar com a make ou o próximo compromisso da sua agenda! Sem segredos, fala sério?
Rotina noturna
Partindo para o final do dia, a sua rotina de cuidados vai envolver novamente 3 passos:
1. Limpar: se estiver usando maquiagem, retire-a com um produto e movimentos suaves. Depois, é hora de lavar o rosto com o mesmo sabonete da sua rotina da manhã para completar a limpeza da sua pele.
2. Tratar: essa etapa não é obrigatória, diária ou sempre igual, afinal cada tratamento tem um intervalo recomendado, mas eles podem complementar seu skincare ou suprir alguma demanda recente da sua pele. Aqui entra, por exemplo, a esfoliação ou a máscara facial.
3. Hidratar: para fechar, não podia faltar a hidratação, que equilibra a ação da limpeza e dos tratamentos mais invasivos feitos anteriormente, mantendo a textura uniforme e aveludada da sua pele. Use o mesmo hidratante da rotina diurna e aí é só dormir para descansar o corpitcho e renovar as energias.
Bom, com uma rotina fácil dessas, não tem desculpa para não cuidar da sua pele e mantê-la sempre saudável, equilibrada e bonita, não é mesmo?
E claro, se tiver qualquer dúvida ou problema, o melhor caminho é procurar ajuda dermatológica de um(a) profissional de sua confiança!