Se você tem a pele acneica, já sabe que precisa de cuidados específicos para mantê-la saudável e tratar as inflamações - e é disso que falaremos hoje!

Mas antes, queremos te lembrar que a acne não é um problema ou sinônimo de uma pele "mal cuidada". Então, é bacana internalizar esse pensamento na hora de estabelecer uma rotina de skincare.

Acompanhe dicas práticas de quais hábitos e produtos são mais indicados para a sua necessidade, e veja como é fácil encaixá-los no dia a dia!

O que causa a acne?

Já percebeu que é comum a acne aparecer quando a pele está oleosa? Isso acontece porque ela é causada pela produção excessiva de sebo, que se junta com as células mortas e obstruem os poros. Assim, as bactérias se proliferam nesses locais e temos a formação das famosas espinhas.

Também é importante saber que essa oleosidade extra pode surgir por vários motivos, que vão desde desequilíbrios hormonais - muito comuns na adolescência - fatores genéticos, efeitos colaterais de alguns remédios, ingestão de alguns alimentos, até o estresse.

Por isso, quem se encaixa na categoria da pele acneica precisa se atentar a esses fatores e seguir certos cuidados simples no dia a dia que fazem toda a diferença.

Características da pele acneica

Esse tipo de pele tem algumas características marcantes, por isso, acaba sendo fácil de identificar. As mais comuns são:

  • Poros dilatados: devido à oleosidade em excesso e ao acúmulo de células mortas em volta dos poros, eles ficam mais dilatados e aparentes, parecendo furinhos - isso acontece por aí?
  • Brilho excessivo: a zona T do rosto (testa, nariz e queixo) costuma ter um brilho maior, por ser a área com mais glândulas sebáceas e, consequentemente, a que produz mais oleosidade.
  • Cravos e espinhas: o acúmulo de sebo acaba fechando os poros e formam a condição perfeita para a proliferação de bactérias, que resultam em cravos e espinhas. Mas, como já falamos, eles também podem surgir por questões hormonais, emocionais e genéticas.

Rotina diurna

A rotina de cuidados com a pele acneica é muito importante e até simples, mas deve começar logo pela manhã. Reserve alguns minutinhos para seguir esses passos:

  1. Limpar: para eliminar a oleosidade produzida à noite, lave todo o rosto com um produto próprio para acnes. O ácido salicílico é um grande aliado para quem produz sebo excessivo, então, prefira géis e sabonetes com esse componente.
  2. Tonificar: aplique um tônico facial para ajudar a diminuir a aparência dos poros, cicatrizar as espinhas e limpar as impurezas que podem ter ficado na pele. O resultado é maravilhoso!
  3. Hidratar: todo o tipo de pele precisa de hidratação, e com a acneica não é diferente. Escolha um hidratante potente, mas de textura leve e não oleosa para aproveitar esse cuidado sem medo.
  4. Tratar: aqui entram os produtos de tratamento indicados pela(o) dermato, que podem variar entre ácidos, vitaminas ou cremes, e devem ser prescritos e utilizados de acordo com a sua necessidade.
  5. Proteger: finalize com o protetor solar, idealmente com toque seco, para evitar o brilho excessivo da pele, controlar a oleosidade e proteger a pele contra os efeitos do sol. Lembre-se também de retocá-lo durante o dia!

Depois de seguir esses passos, sua pele estará pronta para o dia: limpa, hidratada e protegida!

Rotina noturna

A rotina da noite é tão necessária quanto a da manhã. Então, comece limpando as impurezas e finalize com uma hidratação profunda:

  1. Limpar: repita o mesmo processo da manhã, agora, retirando toda a maquiagem, protetor solar e impurezas do dia que acabam acumulando no rosto. Essa etapa é essencial para desobstruir os poros e evitar os cravos e espinhas.
  2. Tonificar: aplique o tônico para garantir uma limpeza ainda mais eficiente, eliminando qualquer resíduo de cosméticos.
  3. Tratar: se tiver algum tratamento dermatológico noturno, é a hora de usá-lo. Eles podem ajudar a diminuir a produção de sebo durante a noite e a cicatrizar as inflamações.
  4. Hidratar:  caso não esteja usando produtos de tratamento, passe seu hidratante do coração e finalize a rotina com o rosto limpo e saudável.

A melhor parte dessa rotina é que você já vai notar a diferença na sua pele em poucos dias, mas mesmo assim, não pare de segui-la, viu?

Cuidados extras

Além da rotina diurna e noturna, a pele acneica também precisa de alguns cuidados extras para se manter saudável:

  • Evite espremer cravos e espinhas: mesmo que pareça uma solução para o problema, ao espremer cravos e espinhas você aumenta a chance de provocar uma infecção ainda maior e deixar manchas na sua pele.
  • Não exagere na limpeza do rosto: lavar o rosto de hora em hora não diminui a oleosidade da pele, pelo contrário, pode causar o efeito rebote, aumentando-a ainda mais.
  • Experimente a esfoliação: fazer esfoliação uma ou duas vezes na semana traz benefícios para a pele acneica, pois ajuda a remover as células mortas e desobstruir os poros. Mas só aposte nessa etapa se o rosto não estiver machucado ou inflamado, ok?
  • Mantenha os exames em dia: como as questões hormonais também influenciam na pele acneica, é importante manter os exames em dia para saber se está tudo certinho e regulado.

Seguindo essas recomendações, você vai conseguir amenizar a acne e o principal: manter a saúde da sua pele! Garantimos que vale a pena dedicar um tempinho do seu dia para esses cuidados.

Para finalizar, temos algumas dicas de como diminuir a oleosidade da pele que serão muito úteis para você. Vem ver!