Conhecer o seu tipo de pele talvez seja o primeiro passo para construir uma rotina de skincare de sucesso, afinal, cada produto tem suas indicações e cada cútis as suas demandas.

Você sabe qual é o seu? Se isso ainda não é muito claro para você, continue a leitura e descubra!

Por que é importante conhecer seu tipo de pele?

Identificar seu tipo de pele é importante para fazer melhores escolhas para cuidar dela. Com essa resposta você vai:

  • definir as etapas da sua rotina de cuidados;
  • escolher produtos específicos para você (do skincare à make);
  • priorizar ingredientes amigos do seu tipo de pele;
  • tornar seu skincare mais fácil e assertivo;
  • direcionar seus outros hábitos (alimentares, por exemplo);
  • identificar quando algo estiver desregulado no seu organismo.

Raio-X de cada tipo de pele

Existem quatro tipos de pele: seca, oleosa, mista e normal. Esses tipos possuem características específicas e, portanto, também exigem cuidados diferentes. Confira as descrições de cada tipo e veja qual dá match com a sua!

Pele seca

A pele seca é como o nome já diz: tem dificuldade em reter água e tendência ao ressecamento. Seus principais aspectos são:

  • Sensação de ressecamento: a pele seca possui uma produção insuficiente de sebo ou óleo natural, necessários para reter a hidratação, e é isso que gera a sensação de ressecamento tão característica deste tipo de pele;
  • Sensibilidade: a falta de oleosidade natural da pele torna a barreira cutânea de quem tem a pele seca mais frágil e sensível;
  • Falta de viço e luminosidade: por conta do ressecamento, peles secas costumam ser mais opacas e menos macias que peles normais, dependendo da hidratação para solucionar esse padrão;
  • Descamação: outra consequência ligada à textura deste tipo de pele é a descamação, que contribui para a sensibilidade e também para o aspecto opaco e seco característico desta pele.

Pele oleosa

É difícil quem tem pele oleosa não saber disso, mas às vezes ela se confunde com a pele mista. A diferença entre as duas está na intensidade dessa oleosidade e também nos:

  • Poros dilatados: esses furinhos mais abertos na pele, principalmente na zona T e nas bochechas, acontecem por conta da superprodução de sebo pelas glândulas sebáceas; os poros também podem dilatar por excesso de poluição, resquícios de maquiagem e outras “sujeiras”.
  • Excesso de brilho na zona T: aqui estamos falando do brilho causado pela oleosidade mesmo, não do viço; a zona T - que compreende a testa, o nariz e o queixo - tende a produzir mais oleosidade porque é nessa região que se concentram a maior parte das glândulas sebáceas.
  • Acne: a acne é causada pelo aumento da produção de sebo pela pele oleosa; ela resulta nos comedões, que chamamos popularmente de cravos e, quando eles inflamam, acabam virando espinhas.

Pele mista

A pele mista é o tipo de pele de muitas brasileiras, tanto por conta do biotipo quanto pelo clima do nosso país. Ele combina características da pele seca e da pele oleosa, olha só:

  • Excesso de brilho na zona T: assim como a pele oleosa, a pele mista também apresenta mais oleosidade na zona T - que compreende a testa, o nariz e o queixo. É nessa região que se encontram a maioria das glândulas sebáceas.
  • Acne na zona T: por conta de toda essa oleosidade na região, a acne é frequente na pele mista. É comum observar cravos e espinhas na zona T e também poros mais dilatados.
  • Descamação no restante do rosto: as bochechas e maçãs do rosto tendem a ser mais secas e podem até mesmo descamar se o skincare não estiver em dia.
  • Textura irregular: como a zona T e o restante da face não se comportam da mesma forma, a textura da pele mista tende a ser irregular e menos uniforme que as peles oleosas ou secas - isso pode ser observado pelo toque.

Pele normal

A pele normal é mais rara, mas existe! E quem é dona desse tipo de pele é privilegiada, sim! Mas isso não significa que ela também não precisa de cuidados. Ela costuma ser/ter:

  • Tonalidade rosada: sabe aquele coradinho de saudável? aquele viço? a pele normal é assim naturalmente, sem precisar de blush.
  • Naturalmente hidratada: a pele normal tem uma capacidade de retenção hídrica na medida, que absorve a água e os produtos, mas não produz oleosidade.
  • Poros, cadê?: os poros de quem tem a pele normal são quase imperceptíveis, assim como na pele seca, porém ela também é elástica e homogênea.
  • Textura aveludada: já ouviu falar em pele de pêssego? é exatamente a definição da textura de uma pele normal - macia e uniforme.

E como está a sua pele?

Ficou na dúvida entre dois ou mais tipos? Isso é perfeitamente normal!

Para uma identificação certeira você precisa pensar sobre como a sua pele é na maior parte do tempo e como ela está nos últimos tempos ou no momento em que você está analisando.

Pois é, nem sempre a sua pele está como ela realmente é, e isso pode te enganar na hora de descobrir seu tipo de pele, além de também alterar os cuidados que você deve adotar.

Fatores externos, climáticos, hormonais e muitos mais podem afetar o estado da sua pele. No inverno, todas as peles tendem a ficar mais ressecadas, por exemplo. Durante o período pré-menstrual, as mulheres costumam ter espinhas.

Resumindo, tente levar em conta as características predominantes da sua pele para guiar as bases do seu skincare, mas também notar as características atuais e ir adaptando à rotina para elas.

Falando em rotina de cuidados, nós já trouxemos o passo a passo do skincare de cada tipo de pele. Confere já o seu: