Vivemos sendo bombardeados o tempo todo pelos padrões de beleza e por ideias de que podemos alcançá-los com alguns procedimentos estéticos e mudanças de hábito. Mas, no fundo, nós sabemos que não é bem assim, né?

Pensando nisso, fizemos o caminho oposto e preparamos algumas dicas para te ajudar a sentir menos a pressão dos padrões de beleza. Já anota todas aí para pensar nelas com carinho!

1. Preste atenção aos conteúdos que anda consumindo

Que atire a primeira pedra quem nunca ficou triste depois de assistir os stories daquela atriz maravilhosa, sem nenhuma espinha e com todos os fios de cabelo no lugar. Ou então daquela influencer sarada que te faz pensar imediatamente em começar uma dieta e se matricular na academia.

Alerta de cilada! Anota aí essa dica que vai revolucionar a sua vida: tire um tempinho do seu dia e dê uma olhada nas pessoas que você segue nas redes sociais e quais te causam sentimentos negativos. Deixe de seguir todo mundo que ficou nessa peneira, que de alguma forma te deixa pra baixo ou te faz questionar sua beleza e seu potencial.

E isso vale para tudo! Pense duas vezes antes de assistir filmes e séries que ridicularizam pessoas com corpos fora do padrão, não compartilhe conteúdos que possam ser gatilho para alguém e crie uma bolha somente de conteúdos agregadores. Às vezes, as bolhas são mais saudáveis do que imaginamos!

2. Se puder, faça terapia

Ao contrário do que muitos pensam, a ajuda psicológica e terapêutica não é só para quem tem alguma questão de saúde mental. Na verdade, é até difícil encontrar alguém que esteja com a saúde mental em dia.

A terapia ajuda no autoconhecimento, e essa é a principal ferramenta para você desenvolver ou recuperar sua autoestima. Quando você conhece profundamente quem você é, você aprende a impor limites, a selecionar melhor com quem se relaciona e a identificar o que te faz bem.

Ter ajuda de um profissional também pode te mostrar o caminho para ouvir mais a sua intuição e para questionar conceitos, como é o caso dos padrões de beleza. Se você nunca fez terapia, dê uma chance a ela. Temos certeza que você não vai se arrepender!

3. Desenvolva sua autoestima

É natural ter problemas de autoestima se você cresceu aprendendo que o seu corpo é completamente diferente do corpo que é considerado bonito. E também é natural enxergarmos a autoestima como algo ligado à aparência.

Se o seu caminho em busca pela autoestima está ligado a emagrecimento, usar o cabelo que está na moda e vestir as roupas que são tendência, é melhor repensar o que é a autoestima.

Autoestima é estar bem com quem você é, é se amar acima de qualquer coisa, sem sofrimento, sem culpa e sem comparações.

4. Aprenda a aceitar elogios

Sabe quando alguém fala que seu cabelo está bonito e você fica super sem graça, sem saber como reagir a esse elogio? Isso tem muito a ver com autoestima e com a percepção que temos de nós mesmos.

Esteja consciente toda vez que alguém te elogiar e tente responder apenas com um obrigada(o) honesto e empolgado! E lembre-se sempre que, muitas vezes, as pessoas são mais gentis com a gente do que nós com nós mesmos.

5. Não se compare

Mesmo se todas as pessoas do mundo fizessem a mesma dieta, se exercitassem da mesma forma, tivessem o mesmo corte de cabelo e se maquiassem do mesmo jeito, ainda assim seríamos todos diferentes.

O exercício da comparação é inevitável, mas ter consciência de que isso é problemático já é um primeiro passo. Muitas questões podem influenciar na aparência de uma pessoa, e muitos desses fatores estão completamente fora do seu controle.

O cabelo da Gisele Bündchen é um ótimo exemplo disso. Quem nunca quis ter aquele cabelão loiro com ondas naturais? Mas só a Gisele tem a genética dela e o trabalho dela está completamente ligado à sua aparência física. Percebe que não tem como se comparar?

Somos seres únicos e isso é incrível! Já pensou que chato seria se todos nós fossemos iguais?

6. Afaste-se de pessoas tóxicas

Sabe aquela amiga que parece ter ótimas intenções mas está sempre te colocando para baixo? Ou então aquela tia que vive dando indiretas sobre dietas e exercícios físicos? Mesmo que seja difícil, o melhor conselho que podemos te dar é se afastar dessas pessoas.

Você não precisa cortar laços para sempre caso isso não seja possível, mas você pode evitar encontrá-las com tanta frequência ou então se impor quando se deparar com comentários que não te fazem bem.

Preste atenção na sua energia quando está perto dessas pessoas e nos seus sentimentos. A relação de vocês é leve ou você sempre fica meio melancólica depois desses encontros? Vale a pena prestar atenção nas suas emoções nesses momentos.

7. Entenda de onde vêm os padrões de beleza

Padrões de beleza não nasceram do nada, como um passe de mágica. Ao longo do tempo, nos ensinaram o que era considerado bonito e o que era considerado feio. Não é por acaso que, para alcançar minimamente os padrões de beleza, você precisa gastar dinheiro.

Para ter uma barriga tanquinho, você tem alguns caminhos, mas a maioria deles envolvem procedimentos estéticos caríssimos e até mesmo perigosos. Para ter um cabelo de capa de revista, você precisa passar horas no salão e depois mais horas em casa cuidando dele, e tudo isso gastando o seu valioso e suado dinheiro.

Uma pessoa que se liberta dos padrões de beleza é um prejuízo financeiro para grandes corporações. “Ah, então precisamos parar de usar nossos produtinhos de skincare e nunca mais fazer um procedimento estético?” Claro que não! A questão está justamente em ter uma relação mais saudável com esse universo e não se render a tudo que tentam te vender para se encaixar em um padrão de beleza inalcançável e perigoso.

E aí, bora colocar essas dicas em prática? Lembrando que esse é um processo e você não vai se livrar dessas pressões da noite para o dia, mas dar o primeiro passo é fundamental. Boa sorte!