Responda com sinceridade: quantas vezes você já confundiu a ordem do skincare? A gente sabe que não é nada fácil, principalmente se você tem produtos com texturas bem diferentes ou chegou agora para o time de cuidados com a pele.

Chega de mistério, né? Montamos esse guia simples e objetivo para te ajudar a criar uma rotina de pele completa, efetiva e do jeitinho que você sempre sonhou. Vem com a gente!

1. Sabonete facial

Anota aí: a limpeza é sempre o primeiro passo da rotina de skincare. É o sabonete facial que remove as impurezas, controla a oleosidade, desobstrui os poros e prepara a pele para receber os tratamentos!

A frequência de uso mais comum é de duas vezes ao dia, pela manhã e à noite, ou de acordo com as necessidades da sua pele (consulte sempre um dermatologista, combinado?).

Para aplicar, basta espalhar o produto no rosto molhado, massagear com leveza e enxaguar bem. Quer saber mais sobre o protagonista da limpeza? Acesse o nosso guia do sabonete facial!

2. Tônico facial

É depois do sabonete que as coisas começam a ficar mais complexas, concorda? Temos uma dica: comece pelas texturas mais leves e de fácil absorção, e faça camadas até chegar nos produtos mais densos. Não tem erro!

O tônico facial, então, vem logo depois do sabonete, complementando a higienização da pele, regulando o pH e fortalecendo a barreira cutânea. Ele pode ser adstringente ou focar em tratamentos específicos, como o clareamento de manchas.

Aplique o tônico na pele seca, usando as mãos ou um algodão, e espere que o produto seja totalmente absorvido pela pele. Não, não precisa de enxágue!

3. Sérum

Chegamos no tratamento real oficial! O sérum facial é um soro com alta concentração de ativos que pode ter diversas funções: hidratar, reduzir linhas finas, tratar a acne, prevenir o envelhecimento, etc.

Você só precisa de algumas gotinhas (confira as instruções na embalagem do produto) para espalhar no rosto e no pescoço. A aplicação pode ser feita de manhã e à noite ou apenas à noite, caso o sérum tenha ácido na fórmula.

4. Creme para os olhos

Você sabia que a pele dos olhos é a mais fina do corpo e precisa de cuidados especiais? Além de proteger a região, o creme para os olhos reduz linhas finas, controla as olheiras, melhora a flacidez e hidrata a pele!

Dica de uso: aplique uma pequena quantidade de produto e, com movimentos circulares, massageie o contorno inferior e superior dos olhos. Pode repetir todos os dias, viu?

5. Hidratante facial

Vamos falar sobre o queridinho do skincare? O hidratante facial é fundamental em qualquer rotina, seja qual for o seu tipo de pele. Ele reforça a barreira de proteção natural, “repõe a água” da pele e melhora sua textura e aparência.

A dica é depositar o produto no centro do rosto e usar as pontas dos dedos para espalhar até as extremidades, fazendo movimentos firmes (com cuidado!) e de baixo para cima. Pode aplicar duas vezes ao dia, pela manhã e à noite, ok?

Os hidratantes podem ter várias texturas e efeitos e, para encontrar a melhor opção, é importante que você conheça as características da sua pele. Precisa de mais informações? Já temos um post completíssimo sobre hidratante facial ;)

6. Óleo facial

O óleo facial é um passo extra de hidratação que protege e nutre profundamente a pele, mas costuma ser bastante denso e não permite que outros produtos sejam absorvidos. Por isso, deve ser o último tratamento antes do protetor solar!

Para acertar no uso e não deixar a pele oleosa, aplique poucas gotas nas mãos e espalhe o produto com delicadeza pelo rosto. Você também pode fazer uma massagem facial para potencializar o efeito e curtir o sensorial do óleo na pele, que tal?

7. Protetor solar

Por último, mas não menos importante, o protetor solar! O cosmético protege a pele contra os danos causados pelo sol e pela luz visível, além de evitar queimaduras e doenças mais graves, como o câncer de pele.

Aplique todos os dias, durante a rotina diurna, e reaplique pelo menos duas vezes ao longo do dia. E pode caprichar na quantidade, hein? O protetor precisa cobrir todas as regiões do rosto, colo e pescoço para criar uma barreira de proteção eficaz!

Não foi tão difícil assim, vai? Esperamos que essas dicas te ajudem a montar uma ordem de skincare facial que faça sentido e traga resultados! Se depender da gente, sua pele vai sair daqui brilhando <3

Se quiser aprender mais, aproveita pra conferir as nossas rotinas de skincare adaptadas para cada tipo de pele: