Você provavelmente sabe ou já deve ter reparado que as pontas são a parte mais ressecada dos fios. Mas já ouviu falar do óleo reparador?

Esse produtinho é um aliado e tanto na hora de manter os seus fios bonitos, macios e saudáveis da raiz às pontas. Bora descobrir tudo sobre ele?

O que é o óleo reparador?

A oleosidade natural gerada pelo couro cabeludo nem sempre dá conta de hidratar e nutrir também as pontas. Além disso, elas são a parte do cabelo que mais sofreu ações externas, como poluição e exposição solar.

E é exatamente para tratar e também prevenir o ressecamento das pontas dos cabelos que o óleo reparador existe. Em geral, ele conta com ingredientes reparadores e hidratantes, que devolvem o brilho e o movimento dos fios e selam as fibras capilares.

Para que ele serve?

Falando sobre os benefícios do óleo reparador na prática, aqui estão as principais utilidades desse produto:

  • Combate as pontas-duplas;
  • Fortalece fios quebradiços e evita a quebra;
  • Ajuda a desembaraçar o cabelo;
  • Age como protetor térmico para os fios;
  • Dá aquele help contra o frizz e a porosidade;
  • Deixa o cabelo mais bonito e brilhoso.

Viu só como o óleo reparador é muito mais do que um cuidado extra? Ele pode ter diversas funções e usos, mas sempre com o objetivo de te ajudar a ter o cabelo dos seus sonhos!

Óleo reparador x reparador de pontas

Além do óleo reparador, existem reparadores de pontas em forma de creme, silicone e sérum, sabia?

Enquanto os óleos são super versáteis, não pesam nos fios e têm o coração das crespas e cacheadas, o sérum é super fácil de aplicar, o de silicone é perfeito para o frizz e o em creme garante proteção e hidratação extras para os fios.

Qual é o melhor reparador de pontas para você?

O melhor reparador de pontas para você é aquele que ajuda o seu cabelo a ficar do jeitinho que você gosta e quer, sem pesar ou deixar a desejar no resultado.

Alguns cabelos se dão melhor com os óleos, outros interagem bem com produtos de textura mais cremosa e, apesar de cada tipo ter as suas indicações e pontos fortes, o melhor jeito de descobrir se um produto realmente funciona para você é testando.

Como usar óleo reparador?

Se você escolher o óleo reparador para tratar as suas pontinhas, é muito provável que você não se arrependa. E para aproveitar todos os benefícios que ele pode trazer às suas madeixas é muito simples: basta colocar algumas gotinhas nas mãos, espalhar e aplicar nos fios.

Usando nos cabelos molhados, ele vai ser um ótimo desembaraçador e/ou protetor térmico. Nos cabelos secos e limpos, ele ajuda a finalizar e manter o frizz sob controle. Antes da lavagem, ele nutre e hidrata os fios - mas nesse caso você precisa deixar o óleo agir por uns 5 minutinhos antes de partir para o shampoo.

Ele também pode ser misturado com a sua máscara de hidratação, por exemplo, para um efeito combinado desses produtos, ou fazer parte da sua rotina noturna de cuidados capilares, principalmente se o plano for lavar o cabelo na manhã seguinte.

O óleo reparador é mesmo um produtinho apaixonante e que vai poder te acompanhar todos os dias em seus momentos de autocuidado. E se quiser o pacote completo, veja também como montar um cronograma capilar em 5 passos e arrase no hair care!