O skincare ganhou espaço nas rotinas das pessoas e se a gente fosse escolher um produto para ser a “cara” deste movimento, esse produto sem dúvidas seria a máscara facial.

Se você nunca usou uma máscara facial, não sabe exatamente para que ela serve, como usar ou qual escolher, este post foi feito para você. Vem se aventurar pelo universo das máscaras e sair pronta para começar a usar!

O que é e para que serve?

Começando do começo, a máscara facial é um cosmético de tratamento concentrado que trata a pele de forma mais profunda e prolongada. Tendo isso em vista, ela serve como aliada dos tratamentos do dia a dia, como a hidratação, potencializando os efeitos destes produtos e cuidados.

Então, uma máscara facial pode hidratar, nutrir, clarear, tonificar, fazer um detox, prevenir o envelhecimento, tratar a acne, reduzir a oleosidade, diminuir poros e diversas outras aplicações dependendo da fórmula.

Tipos de máscara facial

Ok, você já sabe que existem máscaras para as mais diversas funções, mas mesmo deixando a função de lado, ainda temos diferentes tipos de máscara facial em termos de composição e textura:

Máscara em creme

As máscaras em creme costumam ter uma formulação cosmética tradicional e contar com ativos específicos para cada efeito ou tratamento. Por serem cremosas, sua aplicação é descomplicada e sua ação costuma ser mais hidratante; a remoção é feita com água.

Como usar: após lavar o rosto, aplique uma camada de máscara em todo o rosto, com exceção da área dos olhos e da boca, usando as mãos ou um pincel; aguarde o tempo de ação da embalagem e remova a máscara com água delicadamente.

Máscaras de argila

As máscaras de argila são elaboradas a partir dos ativos naturais de diferentes tipos de argila, sendo possível encontrar máscaras de argila para diversas indicações e aí basta encontrar a mais indicada para a necessidade da sua pele.

A argila verde é anti-inflamatória e ótima para tratar a acne e a oleosidade; a argila branca é clareadora e cicatrizante, além de estimular o colágeno; a argila preta é perfeita para um detox. E todo o arco-íris das argilas pode ajudar a sua pele de alguma forma!

Como usar: depois de lavar e/ou esfoliar o rosto, aplique uma camada de máscara em todo o rosto, contornando olhos e boca; aguarde de 20-40 minutos (conforme instruções do fabricante); remova com água e finalize com um hidratante facial.

Sheet masks

A praticidade é a palavra-chave desse tipo de máscara! As sheet masks surgiram da rotina de beleza coreana e ganharam o mundo. Elas são máscaras tecnológicas de tecido que já vêm no formato do rosto e possuem uma aplicação única. Assim como as demais, podem oferecer efeitos diversos.

Como usar: retire a máscara da embalagem e posicione-a sobre o rosto limpo, ajustando para que ela cubra todos os cantinhos e não incomode; aguarde o tempo de ação indicado pelo fabricante; retire a máscara e não enxágue. Se a máscara não for de hidratação, você pode finalizar aplicando um hidratante.

Peel off

As máscaras peel off têm consistência líquida, o que facilita super a aplicação, e costumam ter algas em sua composição. Conforme agem e secam, formam uma camada bem fininha, o que garante um efeito tensor, ótima aderência à pele e uma eficácia incrível!

Como usar: com a pele limpa e seca, aplique a máscara usando um pincel; aguarde secar completamente; comece a remoção puxando delicadamente das laterais do rosto ao centro - a ideia é retirá-la toda de uma vez; caso sobre algum pedacinho, é só remover com algodão e água.

Cuidados que você precisa tomar

Para tirar o melhor proveito das máscaras faciais, o primeiro cuidado que você deve ter é ler atentamente as instruções da embalagem, seguindo as orientações e evitando o contato com os olhos e boca.

Assim como qualquer produto de uso tópico, é importante também ficar atenta a possíveis alergias e reações adversas que podem surgir a partir do uso e suspendê-lo imediatamente nestes casos.

Fora isso, não deixe de contar com o seu ou sua dermatologista de confiança, buscando orientação e ajuda sempre que precisar!