O mercado brasileiro de beleza e cosméticos é o quarto maior do mundo e ele não para de crescer. Nesse mesmo sentido, a procura por produtos naturais, capazes de entregar beleza e eficácia junto com responsabilidade ambiental e social também vêm crescendo.

Tudo isso é fruto de uma mudança de comportamento dos consumidores e do aumento de informações e consciência sobre os recursos, formas de produção e distribuição desses produtos.

O resultado? Existem hoje no mercado diversas marcas nacionais e naturais, com produtos excelentes e propósitos incríveis que você precisa conhecer. Vem ver!

1. Aho Aloe

Foto por @ahoaloe

História: A Aho Aloe é uma marca 100% vegana e natural, com produtos desenvolvidos a partir de ativos naturais, orgânicos e locais, colhidos à mão e elaborados com muito carinho e consciência. Além disso, se preocupam em gerar o menor consumo de energia e geração de subprodutos de risco para a saúde e o ambiente possível em seus processos.

Produtos: A Aho Aloe trabalha com produtos para a pele, com diversos itens para cuidado do rosto e do corpo, e para o cabelo, com uma linha bem completa de shampoos, condicionadores, séruns e máscaras. Outros itens legais da marca são os kits para barba e bigode, óleos essenciais e vegetais, e até gel dental.

Preço: $$

2. Almanati

Foto por @almanatibr

História: A Almanati tem como missão promover o encontro da beleza com a sustentabilidade e a natureza e também gerar saúde e alegria através dos cosméticos que produzem. No mercado desde 2016, é uma marca 100% brasileira, natural, que utiliza ingredientes orgânicos, biodinâmicos e cruelty free.

Produtos: Seu catálogo conta com produtos de cuidados para a pele, como tônicos, géis e cremes; uma linha de itens para banho, com diversos sabonetes e shampoo; além de diversos produtos de maquiagem, como blush, corretivo, batom, iluminador e sombra.

Preço: $$

3. Beauts

Foto por @beauts.br

História: Uma marca de cosméticos sem gênero e com propósito. Natural, orgânica, vegana, livre de tóxicos e crueldade animal. A Beauts reúne a tecnologia e os ingredientes vegetais para criar produtos multifuncionais e descomplicados, levando em conta cada detalhe do processo, da matéria-prima à embalagem.

Produtos: A linha de produtos da Beauts é focada em pele e, dentro disso, conta com gel de limpeza, séruns, anti-idades, blends e sprays energizantes, além de uma linha Travel Size, perfeita para levar em qualquer viagem.

Preço: $$$

4. Elemento Mineral

Foto por @elementomineral

História: Fundada em 2012, a Elemento Mineral é uma marca que preza pela simplicidade e a sinergia com a natureza e busca traduzir isso em produtos contemporâneos. Suas formulações são livres de parabenos, corantes, triclosan, sulfatos, petrolatos ou ingredientes de origem animal, além de não realizarem testes em animais.

Produtos: O catálogo da Elemento é bem completo, contando com itens faciais, corporais, capilares, maquiagens e até perfumes e produtos focados em bem-estar, como massageadores.

Preço: $$$

5. Flô Biocosméticos

Foto por @flobiocosmeticos

História: A Flô combina o melhor da aromaterapia, cosmética natural e sustentabilidade para criar produtos eficazes, multifuncionais, que geram saúde e beleza para a pele e ao mesmo tempo são gentis com o meio ambiente. Nas composições, não utilizam parabenos, ftalatos, sulfatos, corantes, derivados de petróleo ou fragrâncias sintéticas, resultando em uma produção 100% natural.

Produtos: A Flô também é focada em produtos para a pele, tendo em seu catálogo bálsamos, óleos, séruns, esfoliante, lip balm e também um delicioso blend de ervas para um ritual de cuidado facial ou um escalda-pés bem relaxante.

Preço: $

6. Simple Organic

Foto por @simpleorganic

História: “Unir o poder da natureza com a alta tecnologia da indústria da beleza para desenvolver fórmulas inovadoras, de alta performance, eficazes e pioneiras no universo do Clean Beauty” - esse é o propósito da Simple Organic. Suas fórmulas são elaboradas com ingredientes totalmente orgânicos, naturais e veganos, levando em conta também o impacto ambiental e social gerado por eles e as necessidades e desejos do próprio público. Incrível, né?

Produtos: A linha Simple Organic de produtos combina itens de skincare tecnológicos e multifuncionais, como as Soluções de Vitamina C e Niacinamida, os Blends Faciais e a Green Water, com itens de maquiagem, como corretivos, iluminadores, sombras e muito mais.

Preço: $$$

7. Twoone Onetwo

Foto por @twooneonetwo

História: Criada em 2012, a Twoone Onetwo Eco.Cosmetics é uma marca de cosméticos naturais e veganos, com diversos produtos elaborados com bases seguras e ativos livres de petróleo e derivados, sem fragrâncias, parabenos, silicones, conservantes sintéticos e glúten. Seu propósito é gerar saúde e bem-estar, realçando a beleza natural de cada pessoa e respeitando o meio ambiente e os seres que nele habitam.

Produtos: O catálogo da Twoone Onetwo é super completo, com mais de 100 produtos nas diferentes categorias de beleza: maquiagem, cabelos, corpo, banho, esmalte e rosto. Então, você vai encontrar muita opção para cuidar de si e do ambiente ao mesmo tempo nos produtos deles!

Preço: $$

8. Feito Brasil

Foto por @feitobrasil

História: A Feito Brasil é uma marca natural, artesanal, vegana, livre de crueldade e que tem muito orgulho de ser 100% brasileira. Desde 2004, eles produzem cosméticos para cuidados da pele e de si, com embalagens, formatos e conceitos criativos e encantadores.

Produtos: A linha de produtos da Feito é focada em cuidados com a pele e bem-estar, contando com cremes, sabonetes, esfoliantes, séruns, sais de banho, demaquilantes, velas perfumadas e outros itens para você criar momentos especiais para si ou outras pessoas.

Preço: $$$$

9. Quintal Dermocosméticos

Foto por @quintaldermocosmeticos

História: Quintal Dermocosméticos é uma marca que combina a medicina ancestral dos tratamentos naturais e a tecnologia dermocosmética moderna, criando produtos multifuncionais e específicos para cada tipo de pele, produzidos com ativos verdes e naturais.

Produtos: A Quintal tem no catálogo poucos e bons produtos, como as máscaras de argila, os fluidos hidratantes, a goma esfoliante, o gel facial de limpeza profunda e a bruma restauradora energizante.

Preço: $$$$

10. ORNA Formula

Foto por @ornaformula

História: A ORNA Formula surgiu no mercado em 2019 com uma proposta de produtos minimalistas, tecnológicos, naturais e hipoalergênicos, pensando em uma rotina de skincare descomplicada. Seus produtos são idealizados em Curitiba e a produção é 100% brasileira.

Produtos: Indo de encontro com a abordagem minimalista da marca, seu catálogo tem poucos produtos: um gel de limpeza facial, um creme hidratante facial, uma água termal e um sérum para os olhos.

Preço: $$$

11. CARE Natural Beauty

Foto por @carenaturalbeauty

História: A Care NB é uma empresa que está no mercado de beleza natural desde 2017. Sua produção envolve itens de maquiagem e produtos de skincare multifuncionais, orgânicos, veganos, livre de crueldade, conservantes artificiais e parabenos. Tudo idealizado de forma sustentável, responsável e cuidadosa.

Produtos: A produção da Care engloba dois grandes segmentos da beleza: maquiagem, contando com batons, blushes, máscaras de cílios; e cuidados com a pele, com hidratantes, séruns, lip balms; além de uma linha de refil de diversos produtos.

Preço: $$$

E essa lista não termina aqui! Além dessas, existem muitas outras marcas brasileiras e naturais, cheias de produtos incríveis por aí… E o mais legal é sempre buscar opções de produtos que deem match com o seu estilo de vida e não deixar de valorizar a produção nacional!