Quem precisa sair todos os dias de casa e usar máscara sabe que ela não é a melhor amiga da maquiagem. A base, o blush e o batom mancham o tecido da máscara e isso pode gerar alguns desconfortos.

Na verdade, o ideal é que você deixe a maquiagem de lado nesse período para que a sua pele possa respirar melhor, mas sabemos que isso não é tão fácil assim para quem tem costume de usar make todos os dias.

A máscara já é uma camada que prejudica a respiração da pele, o que pode até piorar a acne - e isso já tem até nome: maskne. Para que a maquiagem não seja mais um problema, preparamos algumas dicas que vão te ajudar a manter a pele o mais saudável possível. Vamos lá:

1. Foque nos olhos e na sobrancelha

Os olhos e a sobrancelha são as regiões que ganham mais destaque com o uso da máscara, já que o nariz e a boca ficam escondidos. Então, aqui vale soltar a imaginação e gastar no olho todo o tempo que você vai economizar nas outras regiões.

Essa é a hora de testar aquela make diferentona que você está com vontade de experimentar faz tempo, sabe? Que tal se jogar no delineado gráfico ou apostar em uma maquiagem colorida?

2. Invista em um bom primer

O primer prolonga a fixação e a durabilidade da maquiagem, então ele é o produtinho perfeito para quem vai passar muitas horas de máscara e não quer que a make derreta ou craquele.

Se você hidratar bem a pele antes do primer, a maquiagem vai durar ainda mais, então uma coisa não substitui a outra, elas se complementam.

3. Aposte em bases leves

As bases com efeito “rebocão” costumam ser muito pesadas e podem piorar a acne e a oleosidade da sua pele. Então, prefira bases mais levinhas, BB cream ou até mesmo o protetor solar com cor.

Outra dica legal é não aplicar base nas áreas que ficam cobertas pela máscara. Deixe o nariz, as bochechas e o queixo livres para respirar. Esse truque pode te ajudar muito se você não for tirar a máscara em momento algum.

4. Sele bem a pele

Selar a make com pó vai deixar a pele mais sequinha, o que ajuda a base a não transferir para a máscara. Leve o pó na bolsa para reaplicar se for necessário, mas evite tirar a máscara, combinado?

A escolha do pó também faz diferença. Prefira os pós mais finos porque eles não carimbam tanto no tecido da máscara, então invista nos produtos que vêm escrito “ultrafino” na embalagem.

5. Economize no batom

Essa dica parece óbvia, não é mesmo? Mas não podemos deixar de falar. Deixe seus batons para usar depois que tudo isso passar ou quando estiver em casa com as pessoas que moram com você, que é quando você pode ficar sem máscara. Para proteger os lábios, um lip balm já é suficiente.

Não consegue sair de casa sem batom? Tudo bem. A dica é escolher uma opção que seca na boca, como é o caso do batom líquido. O batom cremoso vai carimbar a máscara, então nem adianta arriscar.

6. Prefira produtos à prova d’água

A nossa respiração atrás da máscara acaba deixando o rosto mais úmido e o vapor pode borrar até a máscara de cílios, então a dica é dar preferência a produtos à prova d’água.

No fim do dia, não esqueça de tirar tudo com demaquilante e limpar a pele com sabonete e tônico. O passo da limpeza é essencial para deixar os poros bem limpinhos e livres para respirar, evitando o surgimento da acne.

Mesmo que a máscara estrague um pouco a maquiagem, seu uso é in-dis-pen-sá-vel. Lembre-se que a máscara protege você e as outras pessoas!