Jornalista, blogueira, empresária… Criadora de coisas incríveis: é assim que resolvemos definir Bruna Tavares, uma mulher maravilhosa que nos ensina muito sobre empreendedorismo, beleza e empoderamento feminino.
São mais de 10 anos produzindo conteúdo sobre beleza e também desenvolvendo produtos de maquiagem únicos e cheios de personalidade. Se você já deu um google em qualquer assunto do mundo da beauté, provavelmente já se deparou com o nome Bruna Tavares ou com seu blog, o Pausa Para Feminices.
Uma trajetória tão inspiradora não poderia resultar em outra coisa: inúmeras lições que nos norteiam dia após dia. E é claro que não poderíamos deixar de compartilhar algumas delas. Vem ver!
1. Oportunidades podem ser criadas
Em 2009, a Bruna se formou em Jornalismo e decidiu criar um blog para servir como portfólio de textos. Em vez de conseguir um emprego primeiro e criar um portfólio aos poucos com a experiência do trabalho, ela começou a produzir conteúdo para já ter o que mostrar na busca por um emprego. E foi assim que nasceu o blog Pausa Para Feminices, a oportunidade que a lançou em sua carreira como jornalista e, alguns anos depois, como empresária do ramo da beleza.
Nem sempre as oportunidades vão aparecer como um passe de mágica na nossa frente, mas elas podem ser criadas.
2. A constância te leva mais longe
Se você está aqui lendo esse post, provavelmente se interessa pelo universo da beleza. E consequentemente você ouve falar muito no nome da Bruna Tavares. A constância é um dos segredos para o sucesso que ela vem colhendo ao longo de sua trajetória. O blog Pausa Para Feminices é atualizado com frequência desde sua criação em 2009 - sempre que você entrar lá terão posts quentinhos com as últimas novidades do mundo da beleza.
A Linha Bruna Tavares também segue essa premissa: lançamentos quase que mensais e mais de 200 produtos desenvolvidos desde a criação da linha, em 2016. Uma trajetória de muita constância, insistência e plantio, que resulta em colheitas de resultados incríveis!
3. Empreender vai além de lucrar
A Bruna já contou em algumas entrevistas que, na opinião dela, um dos pontos-chave do empreendedorismo é a multiplicação. Em 2011, quando a Linha Bruna Tavares ainda não existia, ela foi convidada por uma marca nacional para criar um batom, mas ela não quis receber a comissão pelas vendas. Em vez disso, ela sugeriu que esse valor fosse investido na fabricação de mais batons. Isso fez com que ela pudesse usar o batom para ações de marketing e até mesmo como cartão de visita. Uma empreendedora completa, não é mesmo?
4. Começos não são cenários perfeitos
Lá em 2009, quando a carreira da Bruna começou, ela tinha acabado de se formar, sua filha era pequena e ela ainda estudava para concurso público. Mesmo assim, a Bruna decidiu começar o blog - que foi a sementinha de todo o seu sucesso. Se ficarmos esperando a hora certa para fazer alguma coisa, sempre vai surgir um empecilho que nos adiar um pouco mais nossos planos e sonhos.
A síndrome do impostor vai bater na sua porta e você vai achar que não está pronta para se jogar de cabeça no que quer fazer. Mas a verdade é que estamos em constante evolução e precisamos começar de algum lugar, não dá para esperar o momento perfeito - porque ele nunca chega.
5. A inspiração pode estar onde você menos espera
A Bruna contou em seu blog que a ideia para a criação da linha BT Sunflower nasceu de uma forma inusitada: “sentada em uma mesa de mármore amarelo mostarda, tive a ideia de transformar girassóis em uma linha de maquiagem. Sim, a mesa me lembrou o miolo do girassol e o resto é história.”
O Pinterest e o Instagram são ótimas formas de alimentar seu repertório de referências e inspirações, mas existe um mundo de coisas incríveis te esperando. E também um mundo de coisas banais, afinal, quem diria que de uma mesa de mármore nasceria uma coleção de maquiagem super bombada com a temática dos girassóis?
6. Diversidade é fundamental
Apostar em diversidade vai além de uma estratégia comercial. Existe uma infinidade de tons de pele e é um super desafio conseguir criar bases que se adequam a peles de cores diferentes. E é claro que a Bruna encarou esse desafio de frente, com muita maestria.
A Linha Bruna Tavares foi a primeira marca brasileira a lançar uma base tão inclusiva - são 30 tons que se adaptam perfeitamente à diversidade que temos no Brasil e no mundo. O resultado não poderia ser diferente: uma chuva de elogios e sucesso total de vendas. Já pensou que demais promover mais inclusão e visibilidade em um universo que ainda é tão pautado pelos padrões de beleza?
7. Faça o que ninguém ainda está fazendo
Em 2011, a Bruna lançou um batom de cor salmão - hoje até pode ser algo comum de encontrar, mas ela foi a pioneira desse tom no Brasil, enquanto as outras marcas estavam presas a fórmulas menos arriscadas.
Já em 2016, foi a vez da Bruna ousar ainda mais e criar um batom branco - sim, branco! Uma quebra de paradigmas em um cenário que até então seguia a mesma cartilha dos batons vermelhos, rosas e “nudes”.
Apostar em ideias que todo mundo têm e que estão dando certo é muito fácil. Mas por que ser mais uma estrela no céu quando você tem capacidade para ser o sol? Ir além é o que nos torna seres únicos.
8. Reinicie o ciclo
Ao longo de sua trajetória, a Bruna precisou se provar para que as pessoas acreditassem no seu potencial e apostassem em suas ideias. Imaginamos que muitos desafios surgiram nesse caminho, mas que toda essa troca também deve envolver muita gratidão.
A Bruna percebeu que estava na hora de desempenhar esse papel na vida de outras pessoas, foi aí que ela se tornou investidora anjo da Lunnare Co, marca que usa a magia das ervas e dos cristais para ajudar no autocuidado. A mente por trás do projeto é Karla Lopes (essa uma mulher incrível da foto acima), que ganhou a admiração da Bruna - e a nossa também!
Escolhemos finalizar esse post com as palavras que a Bruna usou uma vez em seu Instagram: “Empodere as mulheres ao seu redor com todas as ferramentas que estiverem ao seu alcance. Essa é maior magia do universo e está o tempo todo dentro de nós!”