Você já ouviu falar ou sabe o que é leave-in? Na hora de cuidar dos cabelos, o catálogo de produtos disponíveis é super vasto, mas é importante conhecer as funções de cada coisa para identificar o que vale a pena ou não encaixar na sua rotina capilar.

E hoje, nós vamos te apresentar e te ajudar a usar esse produtinho tão queridinho das cacheadas mas que também pode ser um aliado e tanto para as donas de madeixas lisas. Vem com a gente descobrir todas as possibilidades do leave-in!

O que é leave-in?

Leave-in é um produto sem enxágue que pode ter textura líquida (em spray), em creme ou de sérum e é indicado para hidratar, desembaraçar, modelar e controlar o frizz dos fios.

Ou seja, ele ocupa o papel de um finalizador indicado para todos os tipos de cabelo e com diversas funções e formas de uso.

Funções e benefícios incríveis do leave-in

  • Desembaraça o cabelo;
  • Sela as cutículas dos fios;
  • Hidrata e mantém os fios alinhados;
  • Previne e reduz o frizz;
  • Age como protetor térmico;
  • Ajuda a modelar os cachos;
  • Retarda o desbotamento da cor de cabelos tingidos;
  • Protege contra efeitos externos, como os raios UVA e UVB.

Qual a diferença entre creme para pentear e leave-in?

Como o nome já diz, o creme para pentear tem sempre uma textura cremosa e consistente, enquanto o leave-in pode ser encontrado em outros formatos.

Por este motivo, o creme de pentear costuma ter uma ação mais intensa em termos de hidratação e desembaraço, apesar de adicionar um pouco mais de peso aos fios.

De qualquer forma, os dois produtos são ótimos para a finalização dos cabelos, deixando suas madeixas mais bonitas e saudáveis.

Eles podem, inclusive, ser usados juntos, sabia? Primeiro o creme para desembaraçar e pentear, depois o leave-in para alinhar os fios e dar um chega pra lá no frizz!

Qual o melhor leave-in para você?

Agora que você já sabe o que é e para que serve o leave-in, vamos partir para a parte prática?

Começando com as dicas de qual o melhor leave-in para o seu tipo de cabelo e rotina capilar, a primeira delas é que a textura do leave-in precisa dar match com a textura do seu cabelo.

Como assim? Bom, se o seu cabelo for fino e liso, uma boa opção é escolher um leave-in líquido, que vai garantir resultado sem deixar seu cabelo pesado ou sem movimento.

Já se o seu cabelo for grosso, volumoso e cacheado, vale muito a pena apostar em um leave-in em creme, para abraçar todo o poder dos seus fios e te render possibilidades extras de uso, como na hora de uma fitagem.

Além disso, outra coisa que pode te ajudar a acertar na escolha do leave-in é se atentar às especificações e ingredientes do produto e cruzar isso com o resultado que você quer atingir com ele.

Se o plano é se livrar do frizz, procure um leave-in com este foco ou que contenha algum óleo vegetal na composição, por exemplo.

Como usar leave-in passo a passo

Achou o seu leave-in ideal, bora aprender a usar! Dependendo do efeito que você pretende conseguir e das características do seu cabelo, você poderá usar esse produtinho de formas diferentes, aplicando em movimentos e quantidades específicas. Porém, aqui vamos te ensinar o beabá, o básico, para os usos mais comuns do leave-in:

Como aplicar

  1. Se tiver acabado de sair do banho, retire o excesso de água dos fios;
  2. Aplique uma pequena quantidade de leave-in (o equivalente a uma moeda de 1 real) no seu cabelo ainda úmido;
  3. Penteie os fios com um pente ou os seus dedos para garantir que o produto foi bem espalhado;
  4. Finalize o cabelo como você está acostumada.

Quando usar

O leave-in pode ser usado diariamente, sem restrições; o uso principal é depois do banho, antes de pentear ou finalizar.

Cuidados

O único cuidado que você precisa ter com relação ao leave-in é não pesar a mão na quantidade de produto, caso contrário os seus fios ficarão sem movimento e o efeito final não vai ser positivo como você esperava.

Então, por via das dúvidas, sempre aplique uma pequena quantidade e, se achar necessário, complemente com mais um pouquinho de produto.

Assim, as suas madeixas vão ficar do jeito que você gosta: brilhosas, sedosas e saudáveis! E se quiser adicionar um cuidado extra na sua rotina de cuidados com os cabelos, confira também nosso guia da máscara capilar.