Toda pele precisa ser hidratada para ficar bonita e saudável, mesmo as peles mais oleosas, o que faz da hidratação uma das etapas mais importantes do skincare.

E o seu melhor amigo nessa hora é o hidratante facial. Pensando nisso, reunimos todas as informações que você precisa ter sobre esse produto - os benefícios, como usar e como escolher o melhor para a sua pele. Vem entrar pro time das #hidratadas com a gente!

O que é e para que serve?

O hidratante facial é um dermocosmético que tem como principal função “repor a água” da pele do rosto, mantendo assim a barreira cutânea protegida e a textura da pele sedosa e saudável, sem oleosidade excessiva ou sensação de ressecamento.

Tipos de hidratante facial

Quando estamos falando em tipos de hidratantes faciais, opções não faltam no mercado. Mas, de forma geral, os hidratantes se dividem conforme a textura e as indicações específicas.

Com relação à textura, existem hidratantes líquidos, em gel, em creme, em forma de loção, óleo, água termal, sérum, máscara… os de textura mais fluida e leve costumam ser mais indicados para peles oleosas e/ou sensíveis, já os mais consistentes e cremosos são o match perfeito para as peles mais secas e ressecadas.

Além disso, outra classificação é com relação às indicações. Neste caso, o que vai mandar é a fórmula. Existem hidratantes específicos para peles oleosas e acneicas, de uso noturno, oil-free, com efeito firmador, antioxidante ou anti-idade e mais diversas outras versões que podem se adaptar melhor às necessidades da sua pele.

Como escolher o hidratante facial ideal pra você

A melhor forma de encontrar o hidratante mais indicado para você é conhecer a sua pele e buscar um produto que proporcione o melhor combo de tratamento para as características dela.

Além de se guiar pelas texturas e pelas indicações específicas das embalagens, alguns ingredientes podem te ajudar na escolha:

Ingredientes amigos de cada tipo de pele

  • Pele oleosa: niacinamida, ácido hialurônico, óleo de macadâmia, óleo de rosa-mosqueta;
  • Pele mista: ácido hialurônico, mel, chá verde, camomila, óleo de jojoba;
  • Pele seca: glicerina, ureia, ácido lático, ácido málico, óleos e manteigas vegetais;
  • Pele sensível: glicerina, ceramidas, camomila, aloe vera, vitamina B3;

Na dúvida, não deixe de consultar um(a) dermatologista que você confie e garantir uma orientação profissional sobre o assunto!

Como usar hidratante facial

Dependendo da textura do seu hidratante, a forma de usar pode variar um pouco, mas essa etapa do skincare vem sempre depois da limpeza do rosto e antes dos produtinhos de tratamento e/ou do protetor. O passo a passo básico da aplicação costuma ser:

  1. Com a pele limpa e levemente úmida, aplique o hidratante com as pontas dos dedos em todo o rosto;
  2. Espalhe o produto fazendo movimentos firmes e ascendentes, do centro do rosto para fora;
  3. Aplique também no pescoço em movimentos de cima para baixo;
  4. Quando a pele tiver absorvido todo o produto é só aproveitar sua pele hidratadíssima!

A aplicação após o banho é uma das mais indicadas, pois os poros estão abertos e absorvem melhor o produto, garantindo um efeito mais duradouro e eficiente.

Com relação à frequência de uso, a orientação é diariamente, duas vezes por dia, pela manhã e à noite.

Cuidados para ficar de olho

Um primeiro cuidado é com relação aos efeitos alérgicos que qualquer produto tópico pode gerar. Caso sinta qualquer desconforto, coceira, vermelhidão ou reação adversa, suspenda o uso e procure ajuda médica.

É importante reparar também se não há nenhuma orientação restritiva na embalagem, para antes ou após o uso.

Além disso, vale destacar que o uso em excesso do hidratante ou qualquer outro tipo de mau uso do produto pode gerar um efeito rebote, contrário ao esperado. Nesse caso, também é indicado suspender o uso e buscar ajuda dermatológica.

Por fim, lembre-se: o hidratante, mesmo que contenha FPS, não dispensa o uso do protetor solar diariamente na sua rotina, ok? E se quiser dicas para montar sua rotina de skincare passo a passo, não deixe de conferir os posts:

Rotina de skincare para pele oleosa
Rotina de skincare para pele seca
Rotina de skincare para pele mista