Muitas vezes a gente busca e testa novos cuidados para manter os cabelos bonitos e saudáveis, mas ter uma rotina de haircare não é o único caminho para isso, sabia?

Existem certos hábitos simples e até diários que podem prejudicar o seu cabelo e só de conhecê-los e evitá-los você já vai estar contribuindo para ter fios mais cuidados.

Listamos alguns desses hábitos pra você ficar de olho se fazem parte da sua rotina e dar uma maneirada da melhor forma que você puder porque as suas madeixas merecem!

1. Beber pouca água

Talvez você já esteja cansada de ouvir que deveria beber mais água, mas acontece que esse hábito é poderoso quando o assunto é a saúde e o funcionamento do seu corpo.

A água mantém o nosso metabolismo e órgãos funcionando, atua no processo de absorção de nutrientes e eliminação de toxinas, regula a temperatura do corpo, irriga os nossos tecidos e células e também compõe os nossos fios de cabelo.

Considerando isso, um baixo consumo de água pode atrapalhar a hidratação e elasticidade natural do cabelo, assim como reduzir o seu brilho e crescimento. Bora se hidratar!

2. Tomar banhos muito quentes

A água quente é uma grande vilã tanto da pele como do cabelo, então vale a pena pegar leve na temperatura dos seus banhos.

Isso porque o calor em excesso gera o ressecamento do couro cabeludo e dos fios, e pode ter como consequências inflamações, perda de nutrientes, frizz, quebra ou um efeito rebote de oleosidade.

E o mesmo vale para o secador, a chapinha, o babyliss e o difusor. Se você gosta de usar essas ferramentas com frequência, o protetor térmico é indispensável, ok?

3. Pular o condicionador

Já tomou um banho mais rapidinho e decidiu não condicionar os cabelos, só lavar com shampoo? Pois é, esse não é o hábito mais saudável para os seus fios.

Cada produto tem a sua função e o condicionador é um cuidado tão importante quanto o do shampoo, mesmo que a gente costume enxergar apenas o shampoo como essencial, por ser ele o responsável pela limpeza.

O condicionador fecha as cutículas dos fios que foram abertas e repõe a oleosidade que foi retirada na lavagem, garantindo que eles se mantenham alinhados, mas principalmente, protegidos de agentes externos (suor, química, sol, calor, poluição) e da quebra.

Então, não aplicar o condicionador é como deixar o cuidado pela metade e pode trazer mais malefícios do que ganhos. Fios condicionados = cabelo saudável e protegido!

4. Dormir com o cabelo molhado

Talvez você já tenha ouvido isso por aí e é verdade. Ir se deitar com o cabelo ainda molhado pode gerar diversos problemas. O principal deles é abafar e deixar o couro cabeludo úmido, gerando sensibilizações e um ambiente propício para caspa, fungos e dermatites alérgicas.

Além disso, essa umidade aumenta o atrito com o travesseiro, prejudicando a elasticidade dos fios e os deixando mais enfraquecidos, embaraçados e com frizz.

5. Apertar muito o rabo de cavalo

Você gosta de rabo de cavalo bem alto e no lugar? Saiba que este penteado, apesar de prático, gera uma tração dos fios com relação ao couro cabeludo. Quanto mais apertado ou maior for a frequência com que você mantém seu cabelo preso, maior será essa tração.

E a consequência disso é o enfraquecimento dos fios, dores junto à raiz e até um possível problema de queda de cabelo.

O mesmo vale para prender o cabelo ainda molhado, pois nessa condição os cabelos ficam muito mais frágeis e sujeitos à quebra devido à tração ou atrito.

6. Exagerar no shampoo a seco

O shampoo a seco é um mega aliado nos "bad hair days" ou na hora da pressa, pois renova os fios, deixando-os mais limpos, brilhantes, com volume e movimento.

No entanto, esse produto não substitui o shampoo convencional e não é para todo dia, a qualquer hora, pois não promove a limpeza correta do couro cabeludo e dos fios, e pode ainda sobrecarregar os poros e cutículas dessas regiões, gerando queda e inflamações.

7. Pentear o cabelo a partir da raiz

Outro hábito que pode gerar complicações para a saúde do cabelo é a forma que ele é penteado. Dependendo do seu tipo de fio, esse processo pode ser realmente um desafio, mas em todo caso ele exige delicadeza e cuidado.

Ao contrário do que temos no nosso senso comum e vemos por aí na televisão, o cabelo não deve ser penteado a partir da raiz em direção às pontas, pois esse movimento força mais a base dos fios e pode gerar quedas e quebras.

O jeito correto de pentear os cabelos é começando das pontas, desembaraçando-as pouco a pouco, com movimentos delicados, e então ir subindo.

Também é sempre interessante contar com a ajuda de um leave-in e realizar esse processo com os cabelos úmidos, quase secos.

Por fim, lembre-se que todo cabelo precisa ser lavado e cortado regularmente para se manter crescendo, saudável e bonito.

Confira o nosso guia do shampoo pra entender tudo sobre este cuidado essencial para os fios. E se quiser receber produtos pra cuidar das suas madeixas do jeitinho que elas precisam, vem pro nosso clubinho e box de beleza, vem pra Magenta!