Foto de capa @essence.cosmetics.brasil

O tempo passa e vira e mexe algo que há muito tempo não era utilizado volta a ser tendência, já reparou? Foi exatamente isso que aconteceu com o gloss.

Febre nos anos 90 e 2000, o “brilho labial” voltou com tudo nos últimos anos e reconquistou o coração de muitas e muitos amantes da maquiagem.

E vamos combinar? Apesar dos batons matte ou da boca natural serem incríveis, o gloss é um ótimo meio-termo entre eles ou um plus para completar qualquer produção.

Então, que tal conhecer um pouco mais sobre esse produtinho versátil que vale a pena ter (se é que já não está por lá) na sua necessaire?

O que é e para que serve o gloss?

Imagem: Reprodução Instagram @essence.cosmetics.brasil

O lip gloss ou somente “gloss”, como é mais conhecido, é um item de maquiagem para os lábios, assim como o batom e o lip tint.

Sua textura é geralmente fluída e, não, nem todos os glosses de hoje em dia são grudentos e pegajosos, sabia?

Apesar do lip oil ou lip balm terem um efeito parecido, a função principal do gloss é dar brilho à boca, enquanto a do lip oil e lip balm é hidratar.

Além disso, o gloss é mais translúcido e brilhante, dando um efeito mais impactante na make, ainda que seja mais sutil que um batom, por exemplo.

Outra característica marcante desse produto são as suas fragrâncias frutadas e/ou adocicadas, que conquistam qualquer um que as sentem - apesar de existirem opções que fogem disso para quem não é tão fã dessa vibe de cheirinho.

Também existem variações de cores e estilo entre os glosses disponíveis no mercado, como os transparentes, com brilho, com cor ou uma mistura de todas essas coisas.

De toda forma, o gloss é um produto mega coringa, que vai do dia a dia à festas e ocasiões formais e é capaz de te fazer brilhar - não só literalmente!

Quais os efeitos do gloss na make?

Imagem: Reprodução Instagram @dailus
  • dá destaque para a boca;
  • aumenta o volume dos lábios;
  • traz luminosidade para o rosto;
  • cria a aparência de mais saúde;
  • muda a textura de batons e sombras;
  • deixa o look mais descontraído.

E por que vale a pena apostar nele?

  • é fácil e rápido de aplicar ou retocar;
  • pode ter várias cores, acabamentos e texturas;
  • tira a maquiagem do comum;
  • recupera um batom com falhas;
  • também pode ser usado no olho e como iluminador;
  • não mancha os dentes ou a pele;
  • combina com tudo, todas e todos.

Como usar + truques valiosos

Imagem: Reprodução Instagram @dailus

O uso do gloss não tem regras, você pode usar como e quando quiser. Mas trouxemos um passo a passo com dicas para não restarem dúvidas e você conseguir uma aplicação certeira. Olha só:

  1. Primeiro, vale dedicar um tempo para hidratar os lábios com um lip balm, pois o efeito translúcido do gloss vai deixar seus lábios à mostra ao mesmo tempo em que eles estarão em destaque pelo brilho do produto;
  2. Depois, comece a aplicação do gloss seguindo do centro da boca para as laterais e sem pegar muito produto de uma vez;
  3. Se quiser ter maior controle durante a aplicação, use os dedos;
  4. Se estiver usando-o junto com um batom, é importante esperar o batom secar e fazer movimentos contínuos e suaves para não estragar a camada de cor;
  5. Remova qualquer excesso que tiver ficado e não friccione os lábios para “espalhar” o produto, pois a textura do gloss e esse movimento podem gerar borrões ou falhas;
  6. Por fim, lembre-se de levar o gloss com você para poder reaplicar ao longo do dia ou da noite, pois ele não costuma ser um produto de longa duração.

E então, pronta(o) para adicionar mais brilho nos seus looks? Confira também o nosso guia do lip balm e hidratante labial para começar sua aplicação com o pé direito e manter seus lábios saudáveis, lindos e macios!