Esfoliar o rosto é um hábito fundamental para quem quer ter uma pele bonita e saudável. Mas você sabe fazer isso sem prejudicar a saúde da sua cútis? E qual é o melhor esfoliante facial para o seu tipo de pele?

Preparamos um guia completo sobre o esfoliante facial e respondemos as dúvidas mais frequentes sobre esse cosmético tão amado. Será que pode esfoliar o rosto todos os dias? E as receitinhas caseiras? Elas são eficazes? Vem com a gente que vamos responder TUDO!

O que é e para que serve

O esfoliante facial, como o nome sugere, é um cosmético para esfoliar a pele do rosto, processo que elimina as células mortas, promove a renovação celular e estimula a produção de colágeno. O resultado de tudo isso é uma pele mais uniforme, lisinha e saudável.

A esfoliação da pele também é uma super aliada da limpeza, já que ela alcança pontos profundos que o sabonete e o tônico não foram capazes de limpar. Então, esfoliar a pele evita o aparecimento de cravos, espinhas e também controla a oleosidade.

Tipos de esfoliante

Esfoliante não é tudo igual, sabia? Existem três tipos diferentes de esfoliantes:

Esfoliantes físicos

São aqueles produtos que esfoliam através de algum componente granuloso, que removem as células mortas de forma mecânica.

Esfoliantes químicos

São os famosos peelings químicos. Depois de aplicar esse tipo de esfoliante na pele, é preciso esperar alguns minutos para que ele consiga agir. Os esfoliantes químicos costumam ter ácidos em sua composição, como o lático, o glicólico e salicílico.

Esfoliantes enzimáticos

Também chamados de biológicos, os esfoliantes enzimáticos atuam com enzimas proteolíticas. Essas enzimas agem nas proteínas, quebrando-as e estimulando a regeneração celular.

E qual deles é o melhor? Depende, essa pergunta não tem uma única resposta. Se a sua pele for muito sensível, é melhor evitar esfoliantes físicos que sejam muito agressivos e também os esfoliantes químicos que têm substâncias de alta penetrabilidade.

Como usar

Primeiramente, a pele precisa estar limpa, então aplique o esfoliante depois do passo da limpeza. Alguns esfoliantes devem ser aplicados com a pele úmida, outros com ela seca, então é importante ler as instruções na embalagem do produto.

Faça movimentos circulares sem colocar muita força na mão. Os componentes do esfoliante já vão dar conta de promover a renovação celular, se você apertar muito sua pele pode ficar machucada.

Depois disso, enxágue a pele como de costume e seque. Tonificar e hidratar a pele após a esfoliação é fundamental, já que o esfoliante pode desequilibrar o pH e também retirar a oleosidade natural da pele.

Quando e com que frequência usar

O esfoliante deve ser usado após a limpeza da pele e no máximo duas vezes por semana. Se a sua pele for seca, uma vez na semana já é suficiente.

Como o esfoliante deixa a pele com uma textura incrível, muitas pessoas têm vontade de esfoliar o rosto todos os dias, mas isso não é recomendado por vários motivos. O principal deles é que a pele pode ficar muito sensível e avermelhada.

Cuidados que devem ser tomados

Como os esfoliantes costumam ser abrasivos, pessoas que têm doenças e problemas de pele devem evitar o produto, a não ser que eles sejam recomendados por um(a) dermatologista.

No caso da acne grave, o uso do esfoliante pode romper as bolinhas de pus, aumentando o risco de infecções, então é recomendado investir em outros cosméticos que sejam menos agressivos à pele.

Se você tem herpes ativa, dermatite ou psoríase, é melhor deixar o esfoliante de lado. Ele também deve ser evitado se você estiver com machucados, feridas ou queimaduras causadas pelo sol. Nesses casos, espere a pele se regenerar naturalmente e só depois use o esfoliante.

Atenção, gravidinhas: antes de comprar qualquer esfoliante, consulte seu/sua médico(a) de confiança. Na verdade, isso vale para todos os cosméticos. Alguns componentes, como por exemplo o ácido salicílico, não podem ser usados por gestantes.

E os esfoliantes caseiros?

Quem nunca viu por aí receitinhas de esfoliante com café, açúcar e até mesmo areia? Pois é, essas soluções são bem comuns na internet, mas devemos alertar que elas podem ser perigosas.

Os cosméticos esfoliantes têm grânulos com superfícies regulares, que não vão machucar sua pele. Mesmo que os ingredientes das receitas caseiras pareçam inofensivos, eles podem apresentar superfícies irregulares que acabam machucando a pele. Então deixe o café só para tomar no café da manhã mesmo, combinado?

Agora você já sabe quais são os principais benefícios em esfoliar a pele regularmente e como isso deve ser feito. Como dissemos, a dupla tonificação + esfoliação é poderosíssima, então que tal ler um pouco mais sobre as funções do tônico facial?