Leu a expressão “transição capilar” e já entrou em pânico? Calma! Nós sabemos que esse processo não é fácil, pelo contrário, ele é muito desafiador. Mas será que tem como passar por isso de uma forma mais leve e sem traumas? Nós acreditamos que sim!

Depois de muita pesquisa, elaboramos 7 dicas essenciais para que a sua transição capilar seja um momento de autoconhecimento. Vamos lá?!

1. Tenha paciência e determinação

Decidir iniciar a transição capilar não é fácil, e essa decisão requer muita coragem. Além disso, você precisa estar ciente de que o processo pode ser longo e trabalhoso, por isso a paciência é uma virtude tão importante nesse momento.

A determinação também é indispensável, então fica a dica: tenha muito claro para você mesma quais motivos te levaram até essa decisão, afinal, eles serão sua rocha na hora que bater o desânimo e você pensar em desistir.

E se você iniciar a transição e se der conta de que isso não é para você, tá tudo bem! Não podemos sair de um padrão de beleza para nos aprisionarmos em um outro padrão de atitudes. Você é livre para fazer o que quiser - inclusive voltar a alisar suas madeixas se isso te fizer bem.

2. Faça o big chop (se tiver coragem)

Só o fato de decidir passar pela transição capilar já é um super ato de coragem, mas fazer o big chop requer o combo coragem & desapego!

Para quem nunca ouviu falar nisso, big chop é o grande corte, ou seja, cortar toda a parte do cabelo que ainda está modificada pela química. Algumas pessoas podem esperar o cabelo crescer um pouco para cortar e tem também quem se joga na máquina e raspa tudo para conhecer várias fases do próprio cabelo.

A ideia de cortar as pontas, mesmo que não seja muito, ajuda a tirar essa impressão de duas texturas no cabelo. Quando você menos esperar, seu cabelo estará uniforme e natural!

3. Cuide muito bem do cabelo

Anota aí as três palavrinhas mágicas dos cuidados com os cabelos em transição: hidratação, nutrição e reconstrução! Para que o seu cabelo cresça forte, saudável e bonito, esses cuidados são indispensáveis, assim você consegue se acostumar melhor com os fios naturais.

Outra coisa que pode fazer bastante diferença é conhecer qual a curvatura dos seus cachos para poder buscar produtos e cuidados pensados para eles, o que inclui shampoos, condicionadores, máscaras, leave-in, pentes, finalizações e texturizações.

O mercado nunca esteve tão bem preparado para atender pessoas que estão passando pela transição, então é possível encontrar ótimos produtos que vão cuidar das suas madeixas com tudo o que elas precisam para crescerem saudáveis.

4. Use e abuse dos acessórios e penteados

É normal que você não goste muito do que vê no espelho durante a transição, ainda mais se você passou muitos anos alisando ou fazendo outros procedimentos no cabelo. Vai um tempo até você se acostumar à nova imagem, então é preciso ter gentileza consigo mesma.

As texturas diferentes da raíz e do comprimento também podem incomodar, então a dica é apostar em acessórios para dar um up quando você não estiver se sentindo bem. Vale investir em elásticos, lenços, faixas, presilhas... Aí aos poucos você vai pegando o jeito de criar novos penteados para lidar melhor com o cabelo nessa fase.

5. Aprenda técnicas de finalização

Se você ficou muitos anos alisando os cabelos, é bem provável que tenha dificuldades de finalizar os fios naturais, mas não precisa se desesperar. Existem diversas técnicas que deixam o cabelo definido, valorizando cada curva dos seus fios.

A mais conhecida delas é a fitagem, que consiste em dividir o cabelo em várias mechas e aplicar o creme de pentear da sua escolha. Depois disso, vá passando os dedos entre as mechas para separá-las mais ainda - como se fossem fitas mesmo, por isso o nome.

Depois é só esperar o cabelo secar naturalmente ou usar um difusor para garantir mais definição ainda. Você vai se impressionar com o poder dessa técnica!

6. Invista em texturizações

Uma das principais queixas de quem passa pela transição capilar são as texturas diferentes do cabelo e, muitas vezes, a única solução parece ser recorrer à chapinha e à escova.

Porém, toda a ideia da transição é exatamente te libertar dos procedimentos químicos e desses aparelhos alisadores, para que você possa conhecer, amar e exibir a textura natural do seu cabelo por aí.

Uma ótima alternativa então para fugir das fontes de calor que prejudicam seus fios naturais de crescerem saudáveis é aprender e apostar em texturizações, que ao invés de alisar irão cachear suas madeixas.Essas técnicas são mais do que uma forma de finalização, envolvem utensílios, jeitos de enrolar, passar creme e secar para você conquistar uma definição poderosa e combater o mix de texturas do seu cabelo durante a transição com os seus próprios cachos!

7. Consuma conteúdos empoderadores

Talvez essa seja a dica mais importante: lembre-se que você não está sozinha e milhares de outras pessoas já passaram pelo que você está passando. Pesquise no YouTube e no Instagram depoimentos para te encorajar a não desistir.

Uma boa dose de inspiração pode ser o que falta naqueles dias que bate um desânimo, sabia? Mas, lembre-se sempre: esses conteúdos precisam te INSPIRAR, eles não devem servir para você se comparar ou para derrubar a sua autoestima. Cada processo é único e somente você poderá vivê-lo.

Pense no seu cabelo como um organismo vivo que você precisa aprender a cuidar, a amar e a respeitar. Com paciência e gentileza, é super possível voltar a admirar seu cabelo natural - como quer que ele seja!