Quando o assunto é maquiagem, o delineador é um dos itens mais atemporais e versáteis, indo da make de trabalho às produções elaboradas para uma festa, seja ela formal ou bem livre, como o Carnaval.

Se você é mais uma apaixonada por delineador ou se está querendo saber mais sobre esse produtinho poderoso, este guia é pra você: conheça um pouquinho da história, os tipos de delineador que existem no mercado, como passar e dicas para nunca mais errar no traço!

Como surgiu o delineador e pra que ele serve?

Foto por @savana.sa

O delineado nada mais é do que um traço, rente aos cílios superiores, que tem essencialmente a função de realçar o olhar. Apesar da sua origem ser incerta, ele sem dúvidas existe e marca presença nos olhares há milhares de anos - quem lembra da make da Cleópatra?

Além de criar olhares marcantes, o delineado também é muito usado para dar acabamento às maquiagens, principalmente as que envolvem esfumados e cílios postiços. Porém, o delineado já é muito mais do que um simples complemento e pode facilmente ocupar o papel central em produções para as mais diversas ocasiões.

Dentro desse universo de possibilidades, existem vários tipos de delineado, delineador e técnicas de delinear. É claro que ele, assim como qualquer outro item de maquiagem, não é obrigatório, mas com certeza há um delineado que combina com o seu estilo e realça a sua beleza.

Por falar nisso, que tal explorarmos todos os tipos de delineador e também passearmos pelas técnicas e traçados?

Tipos de delineador

Você provavelmente já cruzou com diferentes versões do tão amado delineador por aí, certo? Mas você conhece todos os tipos e as vantagens de cada um? Qual funciona melhor para o seu nível de experiência e também para o tipo de traço que você quer fazer? Então, descubra já!

Delineador líquido

Ele permite muita liberdade e precisão, e é possível encontrar delineadores líquidos com aplicadores bem fininhos, para você arrasar no acabamento. Porém, a fluidez do produto também pode ser uma dificuldade para quem não é tão experiente na arte de delinear.

Delineador em gel

Uma ótima escolha para quem não tem tanta experiência, o delineador em gel é aplicado com a ajuda de um pincel fino ou chanfrado. Sua consistência mais firme e cremosa traz firmeza ao traço, além de ser mais difícil de borrar e mais simples de limpar e corrigir, se você precisar.

Delineador caneta

O delineador tipo caneta é o queridinho de muitas mulheres e o que não faltam são boas opções no mercado deste produto. Existem canetas com pontas mais finas ou grossas, mas todas se encaixam bem à mão e facilitam a missão do delineado perfeito.

Delineador carimbo

Outra versão que serve de aliado para quem não está segura nos traços ainda e sofre para deixar os dois lados do delineado iguais. Esse tipo funciona exatamente como um carimbo e geralmente conta com uma outra ponta no formato caneta para preencher e finalizar o delineado carimbado.

Delineador adesivo

Agora, quem não tem tempo ou realmente não consegue dominar o traço, que tal um delineador prontinho e perfeito, só destacar e colar? Pois eu te digo que essa belezinha existe e atende pelo nome de delineador adesivo.

Viu só como existe o delineado ideal para cada pessoa ou traço? Assim fica mais fácil acertar na hora de aplicar! E fora a diferença no modelo e/ou textura do delineador, é possível variar as cores e o tipo de traçado...

Muito além do delineado gatinho e preto

Foto por @ceciaronemkup

Delineador não é mais sinônimo de traço preto com acabamento gatinho, sabia? Existem delineadores nas mais diversas cores: branco, marrom e vários tons coloridos.

E os traçados também evoluíram, ganhando espessuras, acabamentos, direções e até posicionamentos diferenciados, contemplados no time do delineado gráfico.

Tudo isso, vai de encontro com a ideia de trazer o delineado para o papel protagonista da maquiagem e ir muito além do clássico e ainda muito amado delineado gatinho preto.

Como passar delineador

Foto por @savana.sa

Não importa o tipo de delineador ou delineado, o maior desafio desse produto é um só: deixar o traço dos dois olhos simétricos.

Nossos olhos são diferentes entre si e também cada modelo de delineado tem seus passos específicos, mas no geral, a aplicação do delineador tradicional segue as seguintes etapas:

1. Comece pelos cantos externos, fazendo um traço fino em direção ao fim da sua sobrancelha;

2. Em seguida, faça um traço, também fininho, do final do primeiro traço até o meio da pálpebra, criando a angulação que você quiser;

3. Preencha a espécie de triângulo marcado com os dois traço anteriores com calma e firmeza;

4. Agora é só completar o traço rente aos cílios até o canto interno dos olhos!

Dicas para acertar no traço

Foto por @brigittecalegari

Ok, fazer um delineado simétrico e preciso de primeira não é assim tão simples e, sem dúvidas, a prática vai te levar à perfeição. Mas como toda técnica, o delineador também tem seus segredos. Olha só:

  • Se estiver usando delineador líquido, faça o traço e aguarde alguns segundos antes de abrir os olhos - assim suas chances de carimbar a pálpebra ou borrar são menores;
  • Caso tenha dificuldade em deixar os traços iguais, você pode contar com uma ajudinha de fitas adesivas, colando-as no canto externo do olho e ajeitando-as antes de iniciar o traço;
  • Se o seu problema for fazer um traço retinho e preciso, faça os dois primeiros traços com pontinhos ou tracinhos e depois ligue-os;
  • Outra dica nesse sentido é fazer um traço base com um lápis ou sombra, que são mais fáceis de remover ou ajustar;
  • Treine a firmeza das suas mãos - pode ser no papel, no braço ou fazendo delineados mesmo. Quanto mais contínuo e firme ficar o seu traço, mais perfeitos ficarão os seus delineados.

Anotou? Com essas dicas os seus traços de delineador vão ser um sucesso!

O delineador é um clássico do mundo da maquiagem, mas também dá um baile em muita gente. Com todas essas dicas, você refina suas habilidades e pode deixar isso de lado. Envie para aquela amiga que também não resiste a um bom delineado e precisa ler esse post agora mesmo!