Você já ouviu falar que não é necessário ou mesmo indicado lavar os cabelos todos os dias? Isso é mesmo verdade, principalmente quando estamos falando dos cacheados.

Cada cabelo é único e só você pode definir o que funciona melhor para o seu, mas para as cacheadas que estão buscando dicas para cuidar das madeixas, vale apostar no day after.

Se você ainda não conhece essa técnica, fica tranquila(o)! Neste post a gente te explica do que se trata e como colocar em prática tim-tim por tim-tim.

O que é day after?

Imagem: Reprodução Instagram @santana_raissa

Day after, traduzindo livremente do inglês, quer dizer “dia seguinte”. Apesar disso, ele diz respeito a todo o período entre uma lavagem e outra.

Trata-se na verdade de uma rotina de cuidados pensada para que seja possível adotar lavagens mais espaçadas do cabelo e mantê-lo saudável e bonito nesse intervalo.

Resumindo, ele serve para manter os cachos definidos, soltinhos e sem frizz de um dia para o outro sem precisar lavar ou molhar completamente os fios, o que traz praticidade e economia de produtos, tempo e dinheiro.

Ou seja, o day after ganha o coração das cacheadas ao ajudá-las a conquistar o efeito “já acordei linda, pronta e com o cabelo perfeito” - ou quase isso.

Sua eficiência depende de uma boa finalização no dia da lavagem e a manutenção de alguns passos em cada um dos dias seguintes. Quer aprender? Então vamos ao tutorial!

1. Tudo começa com a hidratação

Imagem: Reprodução Instagram @analidialopess

O primeiro passo para ter um day after de sucesso é lavar os cabelos e, então, caprichar na hidratação, usando ainda no banho uma máscara capilar e depois um creme de pentear que definam e segurem bem esse efeito nos fios.

Outra alternativa interessante é apostar em produtos específicos para essa técnica, pois eles já vão possuir uma fórmula que leva em consideração essa demanda de durabilidade.

2. Finalize como uma profissional

Cachos hidratados, é hora da finalização! Esse processo pode ser um pouco trabalhoso dependendo da sua quantidade e comprimento de cabelo, mas ele é essencial para um day after eficiente.

Aqui, você pode usar a sua técnica preferida para finalizar os fios: dedoliss, plopping, fitagem… mas esta última é a mais popular entre as cacheadas e por isso incluímos um mini tutorial dentro do tutorial:

Como fazer fitagem em 5 passos

  1. Com o cabelo lavado e ainda úmido, desembarace bem os fios;
  2. Divida o cabelo em seções e inicie a aplicação do creme de pentear;
  3. Esse processo deve ser feito com pequenas mechas, enluvando-as com o creme e separando-as umas das outras com os dedos, como se fossem várias fitas;
  4. Faça isso em todo o cabelo e quanto menores forem as mechas que você separar, mais definidos e volumosos seus cachos vão ficar;
  5. Por fim, amasse as mechas com as mãos de baixo para cima para finalizar a definição e deixe o cabelo secar.

Pronto! Agora você não tem mais a desculpa de não saber como finalizar o cabelo, ein?! Fé na fitagem que o day after dos sonhos vem!

3. Aposte nos penteados amigos

Imagem: Reprodução Instagram @actually_ashly

Depois da fitagem e de secar, o seu cabelo vai estar incrível e a partir de agora começam os passos de cuidar para mantê-lo assim pelo máximo de tempo.

O primeiro cuidado é não dormir com os cabelos soltos para que os cachos não amassem e percam a definição ao ficarem completamente em contato com o travesseiro e a cama.

Nessa hora, os seus aliados são os penteados presos, que vão reduzir a área de contato e proteger seus fios do frizz e da perda de definição. O queridinho é o coque abacaxi (esse da foto), que segura os fios sem apertar. Prefira usar um prendedor de tecido, belê?

4. Que tal um toque de seda?

Outro cuidado para a hora do sono é trocar a sua fronha ou investir em uma touca de cetim ou seda. O toque mais frio, suave e escorregadio gera menos eletricidade e atrito, ajudando no resultado do day after. Que tal um combo poderoso? Coque + touca + fronha!

5. Proteja seus cachos no banho

Imagem: Reprodução Blog Joicy Eleiny

Ok, chegou a hora de você tomar outro banho. Aqui, o passo é muito simples: compre e utilize uma touca de banho para envolver todos os seus cachos e evitar que eles levem um banho sem querer ou fiquem úmidos e cheios de respingos.

6. Acordou e deu ruim? Borrifador!

Se depois de tomar todos os cuidados anteriores você acordar e algumas partes do seu cabelo não estiverem como você gostaria, o seu melhor amigo é o borrifador acompanhado de uma misturinha de água e leave-in.

Misture a quantidade equivalente a 5 moedas de 1 real de creme para cada 300 ml de água. Assim você consegue umedecer, hidratar e remodelar os seus fios de forma direcionada, sem dificuldade e sem precisar correr para debaixo do chuveiro.

7. E mantenha o beabá dos cachos…

Imagem: Reprodução Instagram @saraholiveirablog

Não prender ou dormir com o cabelo molhado, não lavar o cabelo com a água muito quente e não passar a mãos no cabelo sem necessidade são alguns cuidados do dia a dia das cacheadas, mas que podem dar aquele help no day after, então não custa lembrar e aplicar!

Viu só como ter um day after dos sonhos não é tão complicado assim? E o resultado super vale a pena! E se quiser investir em uma rotina de cuidados ainda mais completa, confira também como montar um cronograma capilar.