Ter um bom corretivo e, mais do que isso, um corretivo adequado à sua pele, é essencial para garantir aquela make bonita e uniforme. Além disso, ele é muito versátil e pode ser usado para iluminar pontos específicos do rosto.

Preparamos um guia completo para te ajudar a entender o universo dos corretivos e nunca mais se frustrar por ter escolhido a opção errada. Para conferir é só continuar rolando a tela!

O que é e para que serve

O corretivo é um item de maquiagem que serve para disfarçar olheiras, manchinhas e cicatrizes. Outra função bastante conhecida também é a de iluminar pontos estratégicos do rosto, como a parte inferior das sobrancelhas, a região central do nariz e o arco do cupido - que é aquela parte superior dos lábios logo abaixo do nariz.

Tipos de corretivo

Existem diferentes tipos de corretivo para funções e acabamentos distintos. A principal diferença está nas texturas. As mais conhecidas são:

- Corretivo líquido: por conta de sua fluidez, ele é mais leve e não pesa no visual. É ótimo para utilizar na região dos olhos porque não acumula nas linhas de expressão, que pode deixar aquele aspecto carregado. Sua cobertura costuma ser média, mas isso vai depender de vários fatores, como a marca do produto, a intensidade de suas olheiras e manchas; e a profundidade de cicatrizes.

- Corretivo cremoso: é conhecido por ter alta cobertura, então é indicado para quem tem olheiras e manchas mais escuras. Como sua textura é mais densa, é melhor evitar a aplicação ao redor dos olhos, porque pode acumular nas linhas de expressão. Para quem tem pele oleosa, o indicado é aplicar uma camada de pó fininha por cima.

- Bastão: é o tipo de maior cobertura, que é usado inclusive para cobrir tatuagens. Ele precisa ser usado com muito cuidado para não deixar aquele efeito “rebocão” artificial. Sua textura é super sólida e seca, então as peles oleosas se adaptam melhor a ele. Se você tem pele seca e quer usar o corretivo em bastão, hidrate muito bem a pele antes de aplicar esse corretivo para não correr o risco de craquelar.

- Lápis: esse tipo é menos comum e ele geralmente é usado para esconder detalhes, como aquela espinhazinha que incomoda. Além disso, o lápis é bem versátil e pode ser aplicado na linha d’água e até mesmo como iluminador.

- Mineral: a textura do corretivo mineral é em pó e tem uma cobertura super levinha, ideal para peles sensíveis e também para as oleosas. Se a sua pele é seca, esse corretivo pode ressecá-la ainda mais, assim como acontece com outros produtos em pó.

E o corretivo colorido?

Além das texturas, existem cores diferentes de corretivos - além das diferentes cores para cada tom de pele. Se observarmos o círculo cromático acima, as cores opostas se neutralizam, então essa teoria é super válida quando falamos de corretivos.

- Corretivo amarelo: neutraliza os tons de roxo e marrom, que costumam ser as cores das olheiras. Para ter o mesmo efeito, quem tem pele negra deve procurar corretivos amarelos mais alaranjados.

- Corretivo verde: neutraliza tons avermelhados, como espinhas e vasinhos.

- Corretivo vermelho: dá o efeito contrário do corretivo verde, neutralizando tons esverdeados, como veias, por exemplo. Ele também pode uniformizar manchas brancas.

- Corretivo lilás: uniformiza manchas amareladas e amarronzadas - como o melasma - e é ideal para aplicar antes da base.

Os corretivos coloridos são boas opções para quem se incomoda muito com manchas e olheiras mais pigmentadas, mas ele não é um item indispensável na necessaire, já que hoje em dia existem marcas que produzem corretivos com ótima cobertura, dispensando o uso do corretivo colorido.

Se você optar por aplicar o corretivo colorido, ele deve ser usado antes da base e do corretivo no tom da sua pele.

Como usar

O ideal é aplicar o corretivo depois da base para iluminar a região, mas se suas olheiras ou manchas estiverem muito intensas, vale aplicar antes e depois da base, só tome cuidado para não carregar muito.

Selecionamos alguns tutoriais que trazem dicas de ouro para não errar na hora de aplicar o corretivo. Aperte o play!

Maneira certa de aplicar

Esse vídeo mostra dicas especiais para garantir um efeito mais natural com o corretivo. O truque do triângulo abaixo dos olhos faz toda a diferença!

Dicas para o corretivo não acumular e craquelar

Quem tem pele seca e madura costuma ter mais linhas de expressão, o que contribui para o corretivo craquelar e acumular. Já adiantamos que a solução para esse problema é a hidratação correta, mas vale a pena conferir o vídeo para ver mais detalhes.

Como escolher a cor

Não tem muito segredo, a dica é escolher o tom mais próximo da sua pele. Se você tiver olheiras ou manchas muito pigmentadas, também vale apostar em um tom mais claro - mas não exagere para não correr o risco de ficar com um visual artificial.

O corretivo é um item de make tão poderoso que às vezes, dependendo da proposta, nem é preciso finalizar com a base. Agora é só escolher qual se adequa mais às suas necessidades e investir em um corretivo para chamar de seu!