Já publicamos aqui o nosso guia do shampoo e hoje teremos o complemento desse conteúdo com o guia do condicionador!

Você sabe quais são as funções do condicionador, como ele age nos fios, os tipos que existem no mercado e como escolher e usar o seu?

Todas essas respostas estão aqui e para conferir é só continuar a leitura… Vem!

Para que serve o condicionador?

Imagem: Reprodução Instagram @natura.usa

A gente sabe que o shampoo tem como principal função a limpeza, mas qual é a real função do condicionador, já parou para pensar?

Durante a lavagem, o shampoo remove as impurezas e a oleosidade excessiva do couro cabeludo e, nesse processo, também abre as cutículas dos fios.

Porém, em algum momento essas cutículas abertas precisam ser fechadas, não é mesmo? E é aí que entra o condicionador!

Fios com cutículas fechadas ficam mais alinhados, macios e fáceis de pentear. Por isso também que o condicionador está muito ligado à ideia de hidratação - ainda que não seja um efeito profundo, como explicaremos melhor a seguir.

Se fôssemos listar as funções e benefícios do condicionador, teríamos:

  • equilibrar a oleosidade retirada pelo shampoo;
  • selar as cutículas da camada mais externa do cabelo;
  • amaciar, hidratar e alinhar os fios;
  • facilitar o processo de desembaraçar e pentear;
  • evitar que a coloração desbote facilmente com o suor ou contato com a água;
  • prolongar o efeito de progressivas e outras químicas;
  • deixar os fios brilhantes e soltos;
  • recompor a estrutura do cabelo;
  • proteger contra as agressões do dia a dia, como o sol e a poluição.

Bastante coisa, né? E além disso ainda existem condicionadores que oferecem funções extras específicas, como os anticaspa, por exemplo.

Tipos de condicionador

Imagem: Reprodução Instagram @natura.usa

O Brasil é o maior consumidor mundial de condicionador, acredita? Isso graças ao nosso clima quente e à nossa cultura.

Essa liderança faz com que a lista de opções desse produto no mercado seja longa e rica. Vamos conhecer os tipos principais de condicionadores que existem por aqui?

Condicionador hidratante

Também chamado de condicionador instantâneo, este é o tipo mais tradicional, democrático e fácil de encontrar e usar.

Sua textura é cremosa, sua fórmula conta com ingredientes hidratantes e sua ação depende de alguns minutos de ação seguido de um belo enxágue.

Dentro deste grupo, existem variações para os diferentes tipos de cabelo: secos, oleosos, cacheados, lisos, etc. Apesar do nome, sua ação hidratante é leve-moderada e temporária.

Condicionador antioxidante

Este tipo de condicionador é mais potente e pensado para auxiliar cabelos tingidos ou tratados quimicamente a manterem esses resultados por mais tempo.

O fenômeno da oxidação é o responsável pelo desbotamento da cor ou retorno da textura natural do cabelo, mas estes condicionadores evitam a formação de radicais livres e protegem melhor os fios contra esse efeito e os agentes externos.

Condicionador matizador

Um condicionador matizador ou tonalizante tem, além dos ingredientes e as funções comuns dos condicionadores convencionais, a função de depositar pigmento aos fios, intensificando ou adicionando uma nova nuance a uma coloração prévia. Tipo muito utilizado por donas e donos de fios loiros, ruivos ou coloridos.

Condicionador limpante

Por fim, existem os condicionadores que exercem uma função dupla e também limpam, além de hidratar os fios.

Ou seja, esse tipo de produto conta com agentes limpantes em sua fórmula junto com os demais ingredientes protetores e emolientes.

A ideia de lavar os fios apenas com o condicionador pode parecer estranha num primeiro momento, mas na verdade é uma técnica bastante conhecida e utilizada entre as cacheadas, chamada co-wash.

Esse tipo de lavagem é mais suave, que evita ao máximo o ressecamento e alteração da estrutura dos fios.

Com tais objetivos, esse tipo de produto também é livre de sulfatos, parabenos e silicones, se encaixando nas técnicas de no-poo.

Definitivamente, nem todo condicionador é igual… mas onde ficam a máscara capilar e o leave-in ou creme de pentear nessa história?

Condicionador x máscara x leave-in

Todos esses produtos têm ação hidratante, como você deve saber. Mas as diferenças aqui são duas: concentração e enxágue, fatores estes que são alterados na hora da formulação.

Porém, ao mudar as fórmulas, nós alteramos também a função principal de cada produto:

  • O condicionador tem uma concentração hidratante suave ou média e precisa de enxágue, sendo indicado para o uso diário durante o banho, com a sua principal função sendo fechar as cutículas dos fios pós-lavagem;
  • A máscara capilar é como se fosse um condicionador concentrado, que garante uma hidratação mais profunda e prolongada, porém que não deve ser diária para não pesar nos fios ou despender o tempo que esse produto exige;
  • Já o leave-in tem uma fórmula também leve, mas que dispensa enxágues, podendo ser usado no dia a dia, com os cabelos secos ou molhados sem risco de pesar ou queimar os fios. Seu foco é desembaraçar e/ou modelar o cabelo.

Resumindo: apesar de parecidos, cada produto tem seu formato e finalidade, um não substitui o outro e todos podem ser úteis para manter seus fios lindos e saudáveis!

Qual a forma correta de usar o condicionador?

Se o shampoo vai no couro cabeludo e raiz dos fios, o lugar do condicionador é no comprimento do cabelo. Vem aprender a aplicar esse produto do jeito certo passo a passo:

  1. Depois de lavar os cabelos, retire o excesso de água do comprimento dos fios com as mãos;
  2. Adicione o condicionador na palma da mão, medindo a quantidade de uma moeda de 1 real;
  3. Espalhe-o entre as mãos e aplique-o do comprimento às pontas, deixando a raiz de fora e enluvando todas as mechas com o produto;
  4. Deixe agir por alguns minutos - confira e siga o indicado na embalagem do seu condicionador - essa espera é importante para o resultado, então não ignore ela não, tá?;
  5. Em seguida, enxágue e retire o produto dos fios por completo - se quiser uma ajudinha extra na hora de pentear, aposte no leave-in que não vai pesar.

E é só isso! Não é nada difícil, mas se atentar à quantidade, ao local de aplicação e ao tempo de espera faz toda a diferença.

Além disso, assim como na aplicação do shampoo, é importante também realizar o enxágue com uma água morna ou fria, para não ressecar os fios!

Agora, se você quiser um resultado ainda mais poderoso, basta acrescentar uma etapa de cuidado entre o clássico duo shampoo + condicionador: a hidratação. Aprenda como fazer isso no nosso guia da máscara capilar!