Quem tem cabelo ondulado sabe bem das dificuldades em finalizar esse tipo de fio. Ele não é liso e também não chega a ser cacheado, mas isso não significa que o cabelo ondulado não tenha personalidade - pelo contrário, as ondas escondem muitas possibilidades!

Hoje em dia, com a variedade de produtos no mercado, ficou mais fácil trazer definição e volume ao cabelo ondulado, sem prejudicar o movimento das madeixas. Pensando nisso, selecionamos as melhores dicas para te ajudar a finalizar o cabelo ondulado. Vem ver!

Características do cabelo ondulado

O cabelo ondulado é o meio termo entre o cabelo liso e o cabelo cacheado. Os fios têm uma curvatura em formato de S e não chegam a dar voltas completas, como é o caso do cabelo cacheado.

Existem três tipos de onda, a 2A, a 2B e a 2C, sendo a 2A a com curvas mais leves e a 2C a com ondas mais acentuadas, uma curvatura bem próxima do cabelo cacheado. No geral, os cabelos ondulados costumam ter a raiz lisa e as ondas se desenvolvendo no comprimento.

Outra diferença importante entre o cabelo ondulado e o cacheado é que o ondulado perde definição com mais facilidade, enquanto o cacheado mantém o formato de espiral mesmo sem uma finalização muito atenciosa.

Como finalizar o cabelo ondulado

Existem algumas formas de finalizar o cabelo ondulado e a melhor opção para você vai depender de alguns fatores: o formato da suas ondas, os produtos e equipamentos que você tem e também o seu perfil - se você é paciente para fazer uma finalização com mais etapas ou se você é do tipo que prefere sair do banho e só pentear o cabelo.

Para todos esses casos, existem dicas valiosas e que vão deixar suas ondas ainda mais lindas. Vamos dar uma olhada em algumas delas?

Com difusor

O difusor é aquele disco que você acopla no bocal do secador para secar o cabelo de forma mais difusa, menos direcionada. A Larissa ensina nesse vídeo como deixar as ondas bem definidinhas e volumosas usando um protetor térmico e o difusor. O processo pode demorar um pouco, mas o resultado compensa todo esse esforço.

Com secador

Não tem ou não gosta do difusor? Você pode adaptar a mesma ideia usando o secador e uma peneira - sim, uma peneira! Mas atenção: a telinha dela precisa ser de ferro ou alumínio, porque se for de plástico ela pode derreter no seu cabelo. A Waleska mostra todos os detalhes dessa finalização que valoriza muito a curvatura do cabelo ondulado!

Com camiseta de algodão e sem calor

Não quer usar o difusor e nem o secador? Sem problemas. Nesse vídeo, a Luiza dá uma dica super legal de como finalizar o cabelo ondulado sem nenhuma forma de calor, perfeito para quem prefere um passo a passo mais simples. Você só vai precisar de um ativador de cachos, um mousse e uma camiseta de algodão para “amassar” os fios e soltá-los da raiz. O resultado fica maravilhoso!

Mais dicas para ter ondas definidas e bonitas

Além da finalização, existem outros cuidados que podem te ajudar a manter seu cabelo mais saudável e definido. Já anota aí para não esquecer:

1. Mantenha o cabelo longe da raiz

Como o cabelo ondulado costuma ter a raiz mais lisa, a tendência é que o cabelo fique bem grudado na cabeça. Para evitar que isso aconteça, sempre solte os fios da raiz antes de finalizar, com os dedos ou com um pente, dando aquela bagunçadinha.

Quando o cabelo estiver seco e você perceber que ele está ficando mais oleoso, vale a pena apostar no shampoo a seco ou no talco para soltar o cabelo da raiz e deixá-lo mais seco. Um lembrete importante: não pode usar todo dia, ok? Os produtos podem acumular na raiz e deixá-la ainda mais oleosa.

2. Cuidado com a quantidade de produto

Um produtinho ou outro é sempre necessário para finalizar o cabelo, só não vale exagerar. Assim como falamos sobre o shampoo a seco, os cremes para pentear e outros finalizadores também podem pesar no cabelo caso sejam usados em excesso.

Isso deixa o cabelo sem volume, sem movimento e também mais oleoso - tudo que a gente não quer, né?

3. Aposte no corte certo

Alguns cortes são mais indicados para quem tem o cabelo ondulado, já que eles valorizam essa curvatura e se comportam melhor na hora da finalização. O corte em camadas é a melhor opção para esses casos, já que ele é o melhor amigo do volume e da definição.

Agora você já sabe qual corte pedir na próxima vez que for ao salão, né? Aposte nas camadas, pode ter certeza que suas ondas vão amar esse corte!

O uso de produtos, secador, chapinha e outros equipamentos pode danificar o seu cabelo com o tempo, o que acaba interferindo na curvatura dos seus fios.

Para manter seu cabelo sempre bonito e saudável, dá uma olhadinha nas nossas dicas sobre o cronograma capilar, uma técnica de cuidados que vão deixar suas madeixas dignas de capa de revista!