Foto de capa @thebodyshop
Uma máscara facial é um dos tratamentos mais profundos e relaxantes que você pode adicionar no seu skincare, ideal para aquele dia em que você quer tirar um tempinho extra para cuidar de você!
E escolher uma máscara de argila ou apostar no multimasking é uma excelente alternativa para esse momento. Você sabe como fazer uma máscara de argila ou combinar argilas diferentes para potencializar seus resultados?
É sobre isso que falaremos neste post e você vai sair pronta(o) para presentear a sua pele com mais limpeza, cuidado e carinho. Vem aprender!
Por que apostar na argila?
A argila é um ingrediente mineral e poderosíssimo, que tem grande afinidade com a nossa pele e é perfeito para potencializar seu skincare, porque:
- é um ótimo esfoliante natural, limpando a pele de forma profunda e eliminando as toxinas e impurezas;
- é anti-inflamatória, bactericida, antifúngica, antisséptica e adstringente;
- estimula a circulação, a cicatrização e a produção de colágeno;
- combate a flacidez, manchas e a retenção de líquidos;
- hidrata e nutre a pele, controlando a oleosidade e amenizando manchas;
- protege contra a poluição e a luz visível;
- e ainda gera um delicioso efeito relaxante.
Sem falar que existem diversos tipos de argila (quase um arco-íris!) e cada um deles garante benefícios específicos e ainda é um produto acessível e fácil de encontrar e usar.
Como fazer máscara de argila
Assim como qualquer tratamento facial, a máscara de argila começa com a limpeza da pele. Então, o primeiro passo é lavar o rosto com o seu sabonete facial para preparar sua pele para receber todo o poder da argila.
Com esse passo feito e o rosto limpo e seco, você pode partir para a aplicação da máscara. Se sua argila for em pó, é preciso prepará-la: adicione um pouquinho de água, mineral ou filtrada, e misture bem. Se a sua máscara for pronta, é só prender o cabelo e começar:
- Com uma espátula ou pincel limpo, pegue e aplique uma camada da argila em todo o seu rosto, exceto o entorno dos olhos - cubra bem todos os cantinhos e crie uma espessura não muito fina e nem muito grossa;
- Deixe a argila agir por 20-40 minutos - o melhor mesmo é seguir a indicação do fabricante, tá bem?;
- Remova a máscara com água corrente e fria e movimentos circulares e suaves - nesse processo a pele do seu rosto vai ser levemente esfoliada;
- Finalize com um hidratante facial próprio para a sua pele e, se for sair ao sol, protetor solar.
Prontinho! Não é nada complicado fazer uma máscara de argila e pode até ser viciante explorar as delícias e vantagens desse cuidado, porém esse tipo de tratamento não é para todo dia, ok?
A máscara de argila pode ser feita de 1-3 vezes na semana, com a frequência devendo ser menor caso a sua pele seja mais seca e/ou sensível.
Pode secar ou não?
Uma das maiores dúvidas e polêmicas sobre a máscara de argila é se ela pode ou não secar no rosto.
A verdade é que em geral, não, não é aconselhável deixá-la secar por completo, pois isso pode levá-la a “roubar” a oleosidade natural e essencial da pele.
Porém, existem algumas máscaras e produtos à base de argila que são formulados de forma que isso não aconteça, então a melhor coisa é seguir a indicação do fabricante!
Qual argila escolher?
Bom, isso vai depender do seu tipo de pele e do seu objetivo com a máscara, mas aqui vai um resumo para te ajudar na decisão:
- Branca: ideal para acalmar e hidratar a pele, além de ser clareadora e cicatrizante;
- Preta: perfeita para um detox profundo; tem ação anti-inflamatória, antissinais e antiestresse;
- Verde: a preferida no combate contra a acne, pois reduz a oleosidade, é adstringente, anti-inflamatória, bactericida e secativa;
- Amarela/dourada: ativa a circulação, nutre e hidrata, melhorando a elasticidade e a aparência da pele;
- Vermelha: é antioxidante e regeneradora, tendo um ótimo resultado contra o envelhecimento precoce e tratamento de manchas ou inflamações;
- Rosa: suaviza e renova a pele sem irritar, sendo muito indicada para quem precisa ou prefere um cuidado mais delicado;
- Roxa: a escolha perfeita para um efeito “xô, cansaço”; estimula a produção de colágeno, fecha os poros, proporciona firmeza e reduz linhas de expressão;
- Marrom: possui um efeito tonificante e tensor, estimulando a circulação e sendo um boost de rejuvenescimento;
- Cinza: uma aliada poderosa contra as manchas, principalmente as de lesões derivadas de cravos e espinhas.
Agora, se você ficar na dúvida entre duas ou mais argilas, você precisa conhecer e testar o multimasking...
Guia rápido do multimasking
A nossa pele não é sempre igual e pode apresentar necessidades diferentes dependendo da época e da região.
Pensando nisso, a técnica de multimasking propõe a combinação de diferentes tipos de argila numa única aplicação para garantir um tratamento ainda mais completo e certeiro.
O multimasking também é uma ótima forma de testar como a sua pele lida com diferentes máscaras para escolher uma definitiva para a sua rotina.
A única desvantagem mesmo é ter que investir em mais de um produto e ter um pouquinho mais de paciência na hora da aplicação. Tirando isso, é sucesso!
Como fazer multimasking
Bom, o multimasking não tem exatamente um grande segredo na hora de ser colocado em prática, basta identificar as necessidades do seu rosto e as argilas correspondentes e então aplicar cada uma nas respectivas regiões, tomando alguns cuidados:
- você ainda deve utilizar um pincel limpo para a aplicação, evitando retorná-lo à máscara após o primeiro contato com a pele para não haver contaminação;
- utilize um pincel ou espátula diferente para cada argila - também rola lavar - para que as máscaras não se misturem ou contaminem;
- os olhos também devem ser evitados, como na máscara de argila única, e a camada deve ser uniforme e consistente - nem fina e nem grossa demais;
- pode ser que os tempos de ação das argilas sejam diferentes, então fique de olho nesse detalhe para remover no intervalo correto.
Matches certeiros para multimasking
Quer exemplos de multimaskings que funcionam bem em cada tipo de pele? Anota aí:
- Pele seca: argila vermelha na testa e abaixo dos olhos + argila branca no restante;
- Pele mista: argila roxa na zona T + argila preta nas bochechas;
- Pele sensível: argila branca na testa + argila rosa no restante;
- Pele oleosa: argila verde na zona T + argila amarela no restante do rosto;
- Pele acneica: argila verde sobre nariz e espinhas + argila cinza nas bochechas e regiões avermelhadas/marcadas;
- Pele normal: argila roxa no centro do rosto (bochechas e abaixo dos olhos) + argila vermelha na testa + argila marrom no queixo e pescoço.
É claro que essas são apenas algumas sugestões e combinações possíveis e o mais legal do multimasking é exatamente adaptar as máscaras para aquilo que a sua pele está precisando no momento.
Isso quer dizer que você pode e deve se jogar nas argilas e testar todos os matches que você quiser e achar que podem funcionar!
E se estiver afim de saber mais sobre esse tema, confira também o nosso guia da argila antes de começar a sua máscara por aí 😉