Que atire a primeira pedra quem nunca comprou um hidratante facial no impulso e acabou se arrependendo. Escolher o hidratante facial perfeito para a sua pele realmente não é uma tarefa muito fácil, ainda mais com a quantidade de opções disponíveis no mercado. E é por isso que nós preparamos esse guia completo, com todas as informações que você precisa saber antes de bater o martelo sobre qual hidratante comprar.

Cada tipo de pele tem uma necessidade específica e isso interfere diretamente na textura do hidratante, sabia? Então, continue a leitura para descobrir em qual hidratante você pode investir sem medo de se frustrar.

Identifique seu tipo de pele

Antes de escolher um hidratante, você precisa identificar o seu tipo de pele. Isso porque cada pele tem uma necessidade diferente. Vamos descobrir qual é o seu?

Pele normal

A pele normal produz oleosidade na medida certa, nem em excesso e nem em falta. Ela é aveludada, iluminada e com poros fechados. É a famosa pele de bebê ou pele de pêssego.

O hidratante ideal

A pele normal é bem equilibrada, mas isso não quer dizer que você não precisa hidratá-la. O indicado é apostar em um hidratante que fique no meio termo, então as opções em loção são uma ótima pedida. Esses hidratantes têm rápida absorção e não deixam a pele com aquele aspecto pegajoso.

Os séruns também são boas opções, mas preste atenção na fórmula do produto para ter certeza que ele não tem nenhum ingrediente que hidrata demais ou resseca em excesso.

Pele seca

Uma das principais características da pele seca é a perda de água em excesso. Essa pele costuma ser opaca, com poros muito fechados e pode sofrer com vermelhidão e descamação.

O hidratante ideal

A melhor textura de hidratante para a pele seca são os cremes, que têm maior densidade e muitos ativos hidratantes e nutritivos. Sua consistência espessa demora mais para ser absorvida pela pele, o que significa que a camada de proteção estará garantida por mais tempo.

Pele oleosa

A produção excessiva de oleosidade, principalmente na zona T, é a marca registrada desse tipo de pele. Além disso, ela tende a ser mais acneica e os poros são maiores e mais visíveis. Uma das queixas mais recorrentes de quem tem pele oleosa é o excesso de brilho causado pelo óleo.

O hidratante ideal

Ao contrário do que muitos pensam, a pele oleosa precisa sim de hidratação, mas o produto deve ser escolhido com muito cuidado para não estimular ainda mais a produção de sebo. Os hidratantes em gel são perfeitos, já que eles não têm óleo na composição e são absorvidos rapidamente pela pele.

Os séruns também são boas alternativas por conta da textura leve e fluida, mas alguns componentes podem estimular a oleosidade, então o ideal é observar as indicações do produto antes de comprar.

Pele mista

A pele mista é desafiadora, já que apresenta texturas diferentes em cada região. A zona T produz oleosidade em excesso, já as bochechas e maçãs do rosto são mais secas. É como se existissem dois tipos de pele em um só.

O hidratante ideal

O sérum é a textura ideal para a pele mista por ter essa característica de não ser muito pesado, como os cremes, e nem muito leve, como os géis. Se a sua zona T não for tããão oleosa assim, as loções também podem dar conta.

Resumindo…

Considerando que as principais texturas são os cremes, as loções, os géis e os séruns, as mais indicadas para cada tipo de pele são:

Pele normal

  • Loções
  • Séruns

Pele seca

  • Cremes

Pele oleosa

  • Séruns
  • Géis

Pele mista

  • Loções
  • Séruns

E aí, já sabia de todas essas informações? Agora ficou mais fácil escolher o hidratante facial ideal para a sua pele, não é mesmo? Compartilhe esse post com aquela pessoa apaixonada por skincare e que adora saber tudo sobre esse universo!