Pontas duplas e finas, opacidade, frizz e volume fora do controle: quem tem cabelo seco sabe do que estamos falando. Essas características são comuns nesse tipo de cabelo, mas é possível ter madeixas mais saudáveis e brilhantes com os cuidados certos.

Continue a leitura para entender a fundo as características desse cabelo, como cuidar dele no dia a dia e os principais erros que podem agravar o ressecamento dos fios. Vamos lá?

Características do cabelo seco

Os cabelos secos têm características bem específicas. O ressecamento dos fios acontece porque as escamas da parte externa dos fios se abrem mais facilmente, deixando o cabelo mais exposto e também permitindo a perda de nutrientes e de hidratação. Com isso, os cabelos secos apresentam essas características:

  • Volume sem controle: a falta da oleosidade natural e da hidratação interfere no volume excessivo;
  • Excesso de frizz: essa também é uma consequência da falta de hidratação e oleosidade;
  • Opacidade: como o couro cabeludo produz pouco óleo, ele acaba ficando sem brilho. O óleo, em quantidades equilibradas, é bom para o cabelo;
  • Tendência à quebra: o cabelo seco ou ressecado perde nutrientes que são responsáveis pela força e elasticidade do cabelo, então eles ficam fracos e quebram com mais facilidade;
  • Pontas duplas: mais uma vez, a causa das pontas duplas é a falta de proteção por conta das cutículas expostas. Assim, o fio acaba se partindo, formando as pontas duplas.

Qual a diferença do cabelo seco e do cabelo ressecado?

A confusão entre cabelo seco e cabelo ressecado é comum, mas a diferença entre os dois é muito simples: o cabelo seco é seco, já o cabelo ressecado está seco. Portanto, um cabelo oleoso pode estar ressecado, por exemplo.

Vários fatores podem deixar o cabelo ressecado, como a falta de hidratação, o excesso de secador e chapinha e alguns tratamentos com química.

O cabelo seco é seco naturalmente, já o cabelo ressecado está nessa condição por conta de fatores externos.

Erros comuns que deixam o cabelo mais seco

Se o seu cabelo é seco ou está ressecado, algumas atitudes podem piorar ainda mais essa situação. Veja alguns erros que você precisa evitar:

Não deixar a máscara agir o tempo recomendado

Aplicar a máscara nos cabelos e enxaguar segundos depois, como se fosse condicionador, não faz efeito nenhum - a não ser que essa seja a indicação na embalagem do produto. Tenha paciência e deixe o produto agir pelo tempo necessário. Você não quer desperdiçar sua máscara, né?

Muitos procedimentos químicos

Procedimentos químicos, como alisamentos e colorações, deixam os fios mais vulneráveis e abrem suas cutículas, o que acaba deixando o cabelo mais ressecado. Qualquer procedimento químico, por mais que seja feito com todos os cuidados necessários, prejudica a saúde dos fios, então não exagere e escolha profissionais da sua confiança para não ter dores de cabeça.

Lavar com muita frequência

A oleosidade em excesso é prejudicial para os cabelos, isso é verdade, mas ela é necessária em uma qualidade equilibrada. Quando o cabelo seco é lavado todos os dias, essa oleosidade natural é perdida, deixando o cabelo ainda mais seco. O ideal é lavar em dias alternados, mas o intervalo entre uma lavagem e outra pode ser ainda maior.

Secar sempre que lavar

Cabelos secos são mais frágeis, então todo cuidado com eles é pouco. O calor excessivo pode deixar os fios ainda mais fragilizados, então é recomendado deixar esse tipo de cabelo secar sozinho, naturalmente. Se essa não for uma opção, o protetor térmico pode diminuir os danos.

Utilizar shampoo e condicionador inadequados

Não prestar atenção na hora de escolher o shampoo e o condicionador pode ser o que está deixando o seu cabelo mais seco. Como esses dois produtos são os principais responsáveis pelos cuidados diários dos cabelos, eles precisam ser adequados e de qualidade. Vale a pena investir um pouco mais nesses dois itens.

Pentear os cabelos quando estão secos

Quando os cabelos estão secos, eles ficam menos flexíveis, então não é recomendado penteá-los assim, já que a probabilidade de eles quebrarem aumenta. Se você não for lavar o cabelo, mas ele estiver bagunçado ou embaraçado, tente apenas passar os dedos para desfazer os nós e arrumar os fios. É mais indicado pentear o cabelo quando ele está úmido, nem seco e nem muito molhado.

Como lavar no dia a dia

1. Antes do shampoo, aplique uma pequena quantidade de óleo capilar para que o shampoo não retire totalmente a oleosidade natural da raiz;

2. Na água morna, aplique o shampoo e faça movimentos circulares somente no couro cabeludo. Não precisa esfregar as pontas;

3. Aplique o condicionador ou outro produto de hidratação e depois enxágue;

4. Se possível, deixe o cabelo secar naturalmente, mas se for usar o secador, não se esqueça do protetor térmico.

Quem tem cabelo seco pode apostar sem medo em produtos hidratantes além do condicionador e da máscara, como leave-ins e ampolas.

Outros cuidados

Como os cabelos secos têm mais tendência a pontas duplas, é importante manter o corte sempre em dia, para evitar aquele aspecto de cabelo “espigado” nas pontas.

Se o seu cabelo estiver muito ressecado e a situação não está se resolvendo com cuidados caseiros, talvez seja a hora de procurar um(a) cabeleireiro(a) da sua confiança para fazer um tratamento profissional. Existem diversas tecnologias que podem salvar suas madeixas!

Você faz parte do time de pessoas que tem o cabelo seco e também a pele seca? Dá uma olhada nas nossas dicas sobre skincare para pele seca para ficar por dentro dos cuidados necessários para esse tipo de pele.