Se você lava o cabelo de manhã e no fim do dia ele já está meio pesado, provavelmente o seu cabelo é oleoso. O excesso de oleosidade pode incomodar, mas com alguns cuidados é possível controlar esse problema.
Neste guia, vamos te explicar quais são as características do cabelo oleoso, os principais erros que pioram o quadro de oleosidade e também quais são os cuidados diários para ter cabelos sempre bonitos e saudáveis. Boa leitura!
Características do cabelo oleoso
Muitas pessoas acham que têm cabelo oleoso quando, na verdade, ele apenas tem uma produção natural de oleosidade natural para proteger os fios. O cabelo oleoso produz oleosidade em excesso e precisa ser lavado com mais frequência, além disso, esse tipo de cabelo pode apresentar outras características:
- Pouco movimento: como a oleosidade pesa nos fios, o cabelo pode perder movimento, como se estivesse grudado na cabeça;
- Caspa: é o nome popular da dermatite seborreica do couro cabeludo e ela é causada pela secreção oleosa que ocorre em excesso em quem tem cabelo oleoso;
- Coceira: a coceira é um dos sintomas da caspa, então ela pode ser bem comum para quem tem cabelo oleoso.
Se o seu cabelo é oleoso, você conhece muito bem essas características, mas algumas ações podem acentuar esses pontos. Quer saber quais são elas?
Erros comuns que pioram a oleosidade
Sabia que até o uso de bonés e chapéus podem piorar a oleosidade? Vem ver mais causas!
Lavar o cabelo na água quente
Tomar um banho bem quente é uma delícia, mas isso pode fazer mal para a sua pele e para o seu cabelo. O couro cabeludo é quem produz a oleosidade, então quando ele é estimulado, seja pelo calor ou pela fricção, a oleosidade aumenta.
Para quem não consegue deixar a água morna ou fria, preparamos algumas dicas que vão te ajudar a amenizar os efeitos do banho quente.
Passar muito a mão no cabelo
Muita gente tem essa mania e é difícil evitar, mas passar as mãos no cabelo pode ser um dos principais motivos para a oleosidade excessiva. Nossas mãos são sujas, e toda essa sujeira no cabelo não poderia resultar em outra coisa: oleosidade!
Aplicar condicionador e máscara no couro cabeludo
O condicionador e a máscara são importantes, mas somente no comprimento dos cabelos! O couro cabeludo de quem tem cabelo oleoso não precisa de hidratação, então o ideal é deixar esses produtos beeem longe da raiz, combinado?
Lavar demais
Nós sabemos que quem tem cabelo oleoso sente necessidade de lavar todos os dias, mas isso não é necessário e nem recomendado, já que essa atitude pode causar efeito rebote ou ressecar demais o couro cabeludo. O ideal é o equilíbrio, então lavar em dias alternados já é suficiente.
Aquecer e abafar o couro cabeludo
Se você gosta de secar os cabelos, modere a temperatura do secador e mantenha-o longe do couro cabeludo, já que o excesso de calor estimula as glândulas sebáceas. O mesmo vale para a chapinha e o babyliss.
Por esse mesmo motivo, também é recomendado não abusar de acessórios que cobrem a cabeça, como toucas, chapéus e bonés. O abafamento do couro cabeludo, assim como o calor, é outro fator que interfere na oleosidade.
Não dar atenção à escolha dos produtos
Alguns produtos não são indicados para quem tem cabelo oleoso porque intensificam as causas da oleosidade. O sulfato de sódio, por exemplo, retira toda a oleosidade do cabelo, o que não é muito legal. O óleo protege os fios e o couro cabeludo, então ele não pode ser eliminado completamente.
Os produtos sem enxágue também são um problema, já que eles estimulam a oleosidade e tendem a deixar o cabelo ainda mais oleoso, então tome cuidado com cremes para pentear, pomadas e óleos.
Como lavar no dia a dia
1. Molhe o cabelo com água morna ou fria;
2. Aplique o shampoo no couro cabeludo. Não há necessidade de passar shampoo no comprimento do cabelo;
3. Massageie o couro cabeludo suavemente por alguns minutos, sem colocar força nos dedos;
4. Enxágue o cabelo e deixe a água escorrer para o comprimento. Isso vai lavar as pontas, deixando-as limpas e cheirosas;
5. Se possível, tire o excesso de água com a toalha, sem esfregá-la na cabeça, e deixe o cabelo secar naturalmente.
Outros cuidados
Além dos cuidados diários, os cabelos oleosos podem se beneficiar de algumas outras dicas simples de incorporar na rotina.
Esfoliar o couro cabeludo, por exemplo, ajuda a remover resíduos dos produtos que usamos no dia a dia. Você pode usar o esfoliante capilar uma vez na semana, e nunca é demais lembrar: tome cuidado com as receitas caseiras! Existem ótimos cosméticos com essa função.
O shampoo antirresíduos também é indicado para remover impurezas que prejudicam a saúde do couro cabeludo, mas ele não deve ser usado para substituir o shampoo do dia a dia, já que ele faz uma limpeza muito profunda, o que prejudica a camada de proteção natural do cabelo.
O cabelo oleoso é motivo de insatisfação para muita gente, mas não precisa ser assim. Com essas dicas é possível conviver com o seu cabelo do jeito que ele é, sempre com amor e respeito.
Se a sua pele, além do seu cabelo, produz óleo em excesso, dá uma olhada nas nossas dicas sobre rotina de skincare para a pele oleosa e aprenda a lidar da melhor forma possível com as características desse tipo de pele!